Imagens que circulam em redes sociais, mostram dois veículos com o que seria a nova pintura que a SPTrans deve implementar em breve.

Os ônibus da capital paulista devem em breve começar a circular com nova identidade visual, conforme divulgaram nesta manhã os sites Diário do Transporte e Via Trólebus. Segundo imagens que estão circulando nas redes sociais, ônibus da cidade voltariam a ter uma cor característica da região que operam, como era a pouco tempo atrás, quando a cor toda cinza passou a ser adotada, o que de certa maneira “tirou” a identificação que muitos passageiros criavam com a linha que utilizavam.
Nas imagens vazadas da empresa TransWolff, a cor cinza/prata persiste, mas com uma faixa na lateral da cor de sua região, o que pode ajudar o usuário a melhor identificar um coletivo.

É comum para uso de referência, relacionar a cor de um ônibus com uma linha, e com a cor totalmente cinza, uma referência acabou de perdendo, dificultando principalmente para leigos ou pessoas que vem de fora da cidade, de se orientar melhor ao procurar uma linha de ônibus.
Essa será a terceira mudança de padrão de cores em cerca de quatro anos, saindo dos branco com cores de cada setor, para os veículos na cor cinza e agora o novo padrão. Confira abaixo os dois padrões atuais que estão em circulação:
Padrão com cores branca e da região que opera, neste caso a azul (veículos com idade maior de rodagem). Foto: Diário dos Trilhos Padrão atual mais novo, implementado em 2015 com o ônibus todo na cor cinza. Foto: Diário dos Trilhos
A mudança não foi confirmada oficialmente pela SPTrans, mas no Twitter a companhia respondeu uma pergunta sobre, da seguinte forma:
“Os novos ônibus receberão a personalização correspondente à região de operação. Contudo, para priorizar o atendimento da população, esses novos veículos já estão em operação nas ruas da cidade.”
Por se tratar de imagens reais, é provável que um anúncio oficial saia em breve confirmando o novo padrão.