Alexandre Baldy respondeu questionamentos da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais sobre o andamento de obras de mobilidade no Estado.

Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais tem também como objetivo, apurar, acompanhar e debater sobre as questões de mobilidade nas cidades e no Estado. Foto: Reprodução TV ALESP

O Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, compareceu na última quarta-feira (16) na Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP), em uma comissão parlamentar que trata do tema mobilidade. Em pouco mais de uma hora, o secretário ouviu e respondeu os parlamentares sobre algumas obras do Governo do Estado quanto ao seu status, andamento e planejamento para os próximos anos. Linhas do Metrô, CPTM e Trem Intercidades foram abordados neste tempo e logo abaixo você confere os principais pontos desse encontro sobre cada assunto:

Linha 2-Verde: sobre ela foi mencionado uma meta/prazo para começo das obras da expansão da linha até Guarulhos, mas em primeiro plano o trecho entre os bairros de Vila Prudente e Penha, o qual já tem os terrenos para execução das obras desapropriados. Segundo o secretário, no ano que vem as obras devem ser retomadas. Ao mesmo tempo que o primeiro trecho até Penha deve continuar os trabalhos, o governo vai trabalhar em paralelo para concluir as desapropriações dos terrenos entre Penha e a região da Rodovia Presidente Dutra, onde será segundo projeto, a estação final.

Linha 4-Amarela: um dos deputados questionou sobre a chegada do metrô até a cidade de Taboão da Serra, uma promessa antiga de gestões anteriores. Sobre isto Baldy disse que existem estudos iniciais para mais 2,5km de túnel a frente de Vila Sônia, estação final que inclusive está em construção com data para dezembro do ano que vem, junto com um terminal metropolitano para encurtar o trajeto de ônibus de quem vem de Taboão. O projeto inicial para a extensão até a cidade vizinha, tem duas estações, mas ainda sem data por estar em fase de estudo.

Tida como a linha melhor avaliada pelos passageiros, Taboão da Serra ainda espera pela linha, prometida no governo de Geraldo Alckmin para chegar a cidade. Foto: Diário da CPTM

“…temos procurado acompanhar as obras muito de próximo, para o bom andamento das mesmas. Nós queremos concluir as discussões até dezembro deste ano entre o  governo e a operadora da linha (Via Quatro) para que possamos iniciar os projetos mais aprofundados.” disse Alexandre Baldy, referente a chegada do Metrô em Taboão.

Linha 6-Laranja: descrito como maior projeto de infraestrutura do país, a linha que deve ligar os bairros da Brasilândia e São Joaquim tem o contrato do Consórcio Move SP perto da data limite de 11 de novembro, para sua caducidade, e neste tempo a Move SP tem buscado investidores internacionais  para compra de sua parte no empreendimentos e assim acontecer a retomada das obras, definidas pelo secretário como maior PPP do mundo atualmente.

“Temos a tratativa que vence dia 11 de novembro e a expectativa é que a melhor solução possa ser dada” completou o secretário.

Local da futura estação 14 Bis da Linha 6-Laranja. Como demais terrenos, estão largados e sem a devida manutenção e zeladoria. Foto: Diário dos Trilhos

Linha 11-Coral: sobre a linha coral, houve uma rápida menção falando sobre o término da transferência em Guaianases deixando a linha como direta entre Luz e Estudantes, eliminando o Expresso Leste e deixando os moradores do entorno de Guaianases em maioria insatisfeitos com a mudança, mas ressaltaram a melhoria do serviço prestado para quem mora em Suzano e Mogi das Cruzes (cerca de 200 mil beneficiados). Foi anunciado que a infraestrutura nos sistemas de sinalização e energia estão recebendo melhorias, o que deve diminuir o intervalo entre os trens.

Linha 15-Prata: foi reinterado o prazo para entrega de mais três estações até dezembro deste ano no monotrilho (São Mateus, Fazenda da Juta e Sapopemba) que devem operar de forma pela em Janeiro de 2020. Outra informação foi do aumento gradual de passageiros na linha com as inaugurações, passando de 32 mil passageiros/dia em janeiro deste ano para os atuais 100 mil passageiros diários e podendo triplicar no começo do próximo ano, chegando a 300 mil pessoas/dia, com as novas estações que estão próximas de ser entregues.

Ao ser perguntado sobre a operação chegar até Cidade Tiradentes como previsto no começo, Baldy não afastou a possibilidade, enfatizando que a prioridade é concluir as obras em andamento e que existe esforços para analisar a extensão da Vila Prudente ao Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e na outra ponta até a Av. Ragueb Choufi ou Cidade Tiradentes, respeitando as diretrizes orçamentárias e capacidade de transporte e execução viável do projeto.

Trem da Linha 15-Prata. Foto: Ricardo Guimarães

Linha 18-Bronze: a linha Bronze foi descontinuada e o modal foi anunciado pelo Governador João Dória, como um sistema de BRT que deverá sair de São Bernardo do Campo até a região da Linha 10-Turquesa na estação Tamanduateí, ou próximo, na região do Sacomã, neste caso realizando integração com  a Linha 2-Verde do Metrô.

“Não é uma substituição do modal, mas sim uma nova solução dada a inexequidade do projeto que foi pelo comitê gestor e procuradoria do estado como inexequível (não possível ser executado).” Completou Baldy.

Também foi falado mas de forma rápida sobre a Linha 20-Rosa que a Deputada Estadual Carla Morando, recentemente fez uma emenda para a incluir no plano de metas do governo e em cima disto, o secretário disse que  foi iniciado os projetos básicos para modelagem da forma de execução dela. Já o Terminal de Suzano e reforma da estação de Itaquaquecetuba o deputado que questionou sobre, precisou se retirar para comparecer em outra comissão e estes temas ficaram para a próxima reunião da comissão.

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.