Segundo concessionária, tecnologia permite inspeções mais detalhadas e acompanhamento em tempo real da operação.
Publicado: 17/07/2026 às 20h03
O Metrô Bahia, operadora do transporte sobre trilhos no estado baiano, empresa pertencente a Motiva, informou nesta quinta-feira, 16, ter conseguido a redução de 90% dos casos de furto de cabos.
Os dados saõ do 1º semestre de 2026 em comparação ao mesmo período de 2025, onde ampliou a sua seguraça com o emprego de drones no monitoramento dos sistemas do metrô entre Salvador e Lauro de Freitas.
De acordo com a empresa, a tecnologia é utilizada também na manutenção, permite inspeções detalhadas, monitoramento em tempo real e apoio a operações especiais, fortalecendo o planejamento de ações preventivas e corretivas.
Na área de atendimento e segurança, os drones são utilizados no monitoramento em tempo real, com o apoio de câmeras de alta resolução e sensores térmicos. A solução auxilia na prevenção de ocorrências, como furtos de cabos, e permite a identificação de movimentações suspeitas, inclusive em locais de difícil acesso para equipes em campo.
“O uso de drones ampliou nossa capacidade de análise e diagnóstico das condições dos ativos, permitindo avaliações mais seguras, detalhadas e ágeis. Além de apoiar o planejamento das intervenções, a tecnologia otimiza significativamente o tempo de execução das atividades. Um exemplo é a avaliação das antenas das rádios base, que antes demandava cerca de três horas de trabalho e hoje pode ser realizada em aproximadamente 40 minutos, com maior precisão e segurança para as equipes”, afirma Caio Cardoso, gerente executivo de Manutenção.
O uso dos drones segue a regulamentação e normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a operação de drones no Brasil.
O Metrô Bahia consiste em 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária, transportando 420 mil pessoas por dia.
Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – https://x.com/DiarioTrilhosof
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos
YouTube – //https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos
Uso de drones reduz em 90% furtos de cabos no Metrô Bahia




