Pular para o conteúdo principal

diariodostrilhos@gmail.com

Metrô revela imagens conceituais dos 44 novos trens

Imagem conceitual da nova Frota R do Metrô de São Paulo

Frota atenderá os passageiros nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Publicado: 23/03/2026 às 07h02

O Governo de São Paulo divulgou neste domingo, 22, as primeiras imagens de como serão os novos trens comprados para o Metrô, de produção pela chinesa CRRC, no interior do estado.

Com investimento de R$ 3,1 bilhões, no total as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha juntas recebem nos próximos anos 44 composições com seis carros de passageiros cada.

Segundo o Estado, o layout externo foi inspirado na paisagem urbana contemporânea de São Paulo. A frente do trem terá linhas angulares, com tons metálico e preto no contorno do para-brisa, e a parte superior contempla o letreiro digital que mostra o destino. As laterais terão essas mesmas cores, além de uma faixa azul.

Já por dentro, cada trem contará com paredes laterais e teto na cor branca e piso com revestimento cinza escuro. Os assentos preferenciais são da cor azul clara e os demais serão azul em tom mais forte. Barras e alças estarão distribuídas ao longo do salão, que terá iluminação homogênea em LED, com painéis eletrônicos de informação completando um ambiente interno moderno, pensado para a boa experiência do passageiro.

Interior da nova Frota R do Metrô de São Paulo (Divulgação Governo do Estado de São Paulo)

Além disso, as composições serão com open gangway, ou seja, passagem livre assim como modelos operando nas linhas 4 e 5. O passageiro terá a sua disposição tomadas USB para recarga de celulares e sistema de ar-condicionado.

Já na parte de condução, haverá a tecnologia de funcionamento totalmente automatizado (GoA4) e câmeras de alta definição com grande capacidade de armazenamento, comunicação direta com o Centro de Controle Operacional e modernos sistemas de detecção e combate a incêndios.

Portas da nova Frota R do Metrô de São Paulo contarão com paineis digitais informando mapa e estações. (Divulgação Governo do Estado de São Paulo)

Outra novidade que chama a atenção nas imagens divulgadas é o sistema de portas, mudança do comum com as folhas da porta deslizando para dentro da estrutura do trem, e passando a abrir para o lado de fora, como era nos trens da Série 2000 que foi operada pela CPTM.

A entrega da frota será gradual conforme sua produção em um contrato com duração aproximada de cinco anos, priorizando a Linha 2-Verde devido sua expansão até Guarulhos (Estação Dutra), e depois das linhas 1 e 3 como complemento da frota existente.

Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – https://x.com/DiarioTrilhosof
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos
YouTube – //https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo