diariodostrilhos@gmail.com

Metrô inicia processos para levar Linha 22-Marrom até Cotia

Futura linha ligará o município até a capital paulista.

Publicado: 25/06/2025 às 05h23

O Metrô de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (25), os processos para avançar com o projeto da futura Linha 22-Marrom até a cidade Cotia.

Conforme publicação no Diário Oficial, foi aberta licitação com o objetivo de contratar empresa ou consórcio responsável por sondagens, investigações geotécnicas, mapeamento e cadastro das redes públicas remanescentes para o anteprojeto.

Isto significa que a selecionada deve verificar, por exemplo, redes de esgoto, energia, água e outros itens ou objetos que estejam no subsolo e possam ser afetadas ou estar no caminho da futura obra. Além disso, essas informações colaboram para definir o locais das estações, canteiros de obras e traçado final da linha.

O recebimento e abertura das propostas está marcado para 12 de agosto, por meio de licitação eletrônica.

Sobre a Linha 22-Marrom

O projeto da Linha 22-Marrom consiste em uma nova linha do Metrô ligando a Zona Oeste da cidade de São Paulo, passando por Osasco e chegando até Cotia, desta forma, com foco em levar o sistema metroviário para além da capital.

Além de atender os três municípios, é prevista a integração com corredor de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em Cotia, além das linhas 2-Verde e 4-Amarela de metrô, além da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade.

Um dos pontos destacados do projeto é a chegada do Metrô na USP (Universidade de São Paulo) que ganhará uma estação dentro do campus, beneficiando trabalhadores, estudantes e professores.

A extensão projetada é de 29 quilômetros de trilhos com 19 estações, um pátio metroviário e a frota de 52 trens para atender uma demanda de 649 mil pessoas em média, todos os dias.

Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos 
YouTube – //https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos

Um comentário

  1. Cícero Manoel de Oliveira

    Excelente notícia! Agora falta só construir, testar, inaugurar, rezar pra funcionar e esperar mais uns 80 anos. Em 2105, quem sabe, meus bisnetos poderão ir de Cotia ao Centro sem precisar vender um rim pra pagar um Uber.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading