Projeção do Governo é lançar o edital em até 120 dias.
Publicado: 28/03/2025 às 19h02
Com a concessão concluída das linhas 11, 12 e 13 de trens realizado na tarde desta sexta-feira (28), restou a Linha 10-Turquesa nas mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), mas que em poucos meses deve ser também repassada para a iniciativa privada através de concessão.
O Governo de São Paulo projeta realizar o leilão da linha que liga o Brás a Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, até o mês de dezembro deste ano.
Esta estimativa foi informada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, em entrevista para o Valor Econômico.
Segundo ele, a Linha 10-Turquesa será concedida para a iniciativa privada com a Linha 14-Ônix, um futuro VLT ligando o ABC a Guarulhos, passando pela Zona Leste da capital paulista.
O projeto deve receber um investimento de R$ 19 bilhões para a modernização da linha 10 e construção da 14, onde o seu edital deve sair entre os meses de junho ou julho, portanto, em até 120 dias.
Existe uma possibilidade de europeus entrarem na disputa com o Grupo Comporte pelas duas linhas, uma vez que a empresa brasileira tem como parceiros os chineses da CRRC, e podem enfrentar concorrência de grupo estrangeiro formado pela Sacyr, Keolis e Build.
Após a concessão da linha 10, a CPTM inicia um “contador de seu fim”, pois após a transferência das linhas 10, 11, 12 e 13 para a iniciativa privada, não terá mais nenhuma sob sua administração.
Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos
YouTube – //https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos
Próximo alvo: Linha 10-Turquesa será concedida até o final do ano




