Imagens divulgadas pela concessionária mostram atos criminosos perto da estação Capão Redondo.
Publicado: 19/03/2025 às 15h30
A ViaMobilidade anunciou nesta quarta-feira (19), ter finalizado um plano de ação com melhorias para combater furtos de cabos e outros itens nos trilhos da Linha 5-Lilás de metrô.
Segundo a concessionária, foram 82 pontos com sistemas de energia na região do Horto do Ipê, perto da estação Capão Redondo, identificado como vulnerável e, portanto, alvo dos marginais.
Para isto foi empregado R$ 2,3 milhões em iniciativas como o mapeamento dos pontos, instalação de cercas altas, implantação de câmeras de segurança analíticas, entre outras, para evitar o furto da fiação que pode comprometer a operação e causar atraso ou interrupção da circulação de trens em alguns trechos.
Este ponto perto da estação do Capão foi a escolhida devido a ser uma área extensa com nível de rua e presença de vegetação que favorece o esconderijo dos criminosos.
Outro ponto do valor investido foi na área da segurança, com os agentes passando por reciclagem no treinamento e aumento das inspeções com motocicletas entre as estações Capão Redondo e Campo Limpo, com reforço de rondas 24h.
Ainda de acordo com a ViaMobilidade, existe uma parceria com a Polícia Militar na região que em nove meses diminuiu as ocorrências de furtos neste trecho de sete para zero.
A invasão de vias para a finalidade de furtos se enquadra no crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podendo levar os autores a condenações de reclusão e multa. Veja a seguir as imagens divulgadas.
Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos
YouTube – //https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos




