O Plano para a desmobilização da reguladora do transporte intermunicipal deve ser elaborado e apresentado em poucos dias.
Publicado: 24/02/2025 às 05h45
O Governo do Estado de São Paulo inicia nesta segunda-feira (24), o processo para encerrar as atividades da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a EMTU, responsável pela fiscalização e regulação do transporte intermunicipal de ônibus.
A informação está expressa no Decreto 69.375, que determina a elaboração de um Plano de Desmobilização, ou seja, definir como será feita a transferência das responsabilidades das funções para a ARTESP.
Conforme o decreto, este plano deve conter os seguintes pontos:
I – proposta de destinação das atividades públicas exercidas pela empresa;
II – descrição do quadro de pessoal vigente, indicando os empregos permanentes e de livre provimento, as atribuições correspondentes e a alocação em atividades que serão transferidas na forma do inciso I deste artigo;
III – proposta de destinação do acervo técnico;
IV – medidas para o tratamento dos direitos e obrigações da empresa, incluindo a sub rogação de contratos em vigor;
V – delimitação e proposta de cronograma das atividades que serão realizadas pelos Administradores e as que ficarão a cargo do liquidante;
VI – proposta de data de convocação da assembleia geral de acionistas que declarará a dissolução da empresa.
A proposta deve até sete dias a partir de hoje ser apresentada junto ao Conselho de Defesa dos Capitais do Estado – CODEC, que irá avaliar o documento.
Após isto, um dos próximos passos será o acompanhamento da execução do plano e a ARTESP ficar com as ações de fiscalização, controle e regulação dos serviços de transporte coletivo metropolitano, e a EMTU terá de forma gradual o seu quadro de funcionários, contratos vigentes e outros encerrados, em cronograma a ser definido.
Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos
YouTube – https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos
Infelizmente esse governo está tercerizando todos os serviços públicos.