Segundo previsão do governador, o serviço começa a funcionar três anos depois.
Publicado: 20/01/2025 às 15h01
A construção do trem entre as cidades de Campinas e Jundiaí já tem uma previsão para começar, a partir do ano de 2026, realizada pela concessionária Tic Trens.
A informação é do governador Tarcísio de Freitas, em entrevista para a Rádio Bandeirantes de Campinas, na semana passada.
De acordo com ele, a concessionária começará a construção no ano que vem dos trabalhos, inclusive nas outras cidades que serão cortadas pelo serviço e contarão com estações, Louveira, Valinhos e Vinhedo.
Já a previsão de entrega com os novos trens, estações e trilhos prontos é o ano de 2029, portanto, cerca de três anos após o começo destas obras.
“A partir daí, comcomitantemente, a concessionária está desenvolvendo os projetos executivos de engenharia, então está detalhando projetos executivos de engenharia e obtendo as últimas autorizações e licenças que são necessárias para a obra começar ao longo do ano que vem.
A obra começa em 26, a gente faz a linha Jundiaí-Campinas e em 29 a gente começa a operação do Trem InterMetropolitano, que é aquele trem parador, é o trem que vai parar em Valinhos, que vai parar em Vinhedo, em Louveira, que depois assume [continua o percursos como] operação da linha 7”, disse o governador.
O TIM (Trem InterMetropolitano)
O chamado TIM é o serviço do Trem InterMetropolitano, ligando a cidade de Jundiaí até Campinas, passando e parando nas cidades de Valinhos, Louveira e Vinhedo.
Serão cinco estações atendidas pelo serviço que contará com trens na configuração parecida com os que atualmente operam nas linhas de trens urbanos, com oito carros, passagem entre eles para o passageiro caminhar por dentro se quiser e movido a energia elétrica.
A frota deste atendimento será ainda definida, entretanto, a tarifa será diferenciada, não cobrando o valor do transporte sobre trilhos, atualmente em R$ 5,20, mas sim um preço a ser definido podendo chegar até 14 reais.
Já a estimativa é de um intervalo médio entre os trens de 15 minutos nos horários de pico e um tempo total de 55 minutos de viagem. Serão 65,8 km de trilhos passando pelos cinco municípios.
Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos
YouTube – https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos




