Pular para o conteúdo principal

diariodostrilhos@gmail.com

Novos achados arqueológicos são encontrados na Linha 6-Laranja

Itens estão no sítio Saracura, escavado no local da futura estação 14-Bis.

Publicado: 22/10/2024 às 15h12

Análises mais recentes no sítio arqueológico onde será construída a nova estação da Linha 6-Laranja, 14 Bis-Saracura, encontraram novos artefatos antigos.

Segundo o grupo Mobiliza Saracura Vai-Vai, peças e vestígios ligados a rituais sagrados no espaço, em grande quantidade e diversidade, tais como conchas, um fio de contas, uma escultura de ferro que remete a representação de Exu, além de outros objetos relacionados à ferramentas de orixás.

Estes itens são datados de antes da Vai-vai chegar ao local e remetem a atos religiosos dos antigos habitantes da região.

“Sobre as experiências negras legadas no território do Bixiga, é urgente que seja considerada uma possível relação entre os recentes achados arqueológicos (…) com as diversas práticas e tradições de matrizes africanas presentes naquele local, que possibilitaram as sociabilidades com o solo e todos os recursos naturais disponíveis e bem mais abundantes no período do antigo quilombo”, diz Claudia Alexandre.

Outra novidade nas escavações, essas sempre realizadas de forma cuidadosa, foi encontrar grandes estruturas construtivas que podem revelar muito do cotidiano local, considerando suas práticas e as vivências da época, assim como relações com espaços do sagrado.

Desde o início dos trabalhos em 2022, mais de 40 mil itens de diferentes tamanhos e finalidades, ou emprego pelos povos antigos, foram localizados no espaço, junto a Avenida Nove de Julho, em meio a muitos edifícios no entorno.

A Linha 6-Laranja contará com o total de 15 quilômetros de extensão, atendendo a população com 15 estações e integrando aos trens da Linha 7-Rubi da CPTM e da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade na Água Branca, além das linhas 1-Azul e 4-Amarela, prevendo transportar 630 mil pessoas por dia.

A construção está a cargo da Acciona, grupo espanhol que também vai operar a linha 6 através da concessionária Linha Universidades S.A. (Linha Uni) prevendo ligar a Brasilândia até São Joaquim em um trajeto de 23 minutos na média.

Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – ht/tps://www.tiktok.com/@diariodostrilhos  

Deixe um comentário