Pular para o conteúdo principal

diariodostrilhos@gmail.com

Linha 13-Jade ganhará mais seis estações após concessão

Projeção de investimentos pelo futuro administrador da linha tem expansão até o Bonsucesso.

Publicado: 07/06/2024

O Governo do Estado de São Paulo já projeta como será a futura operação e atendimento da Linha 13-Jade de trens, após sua concessão para a iniciativa privada que deve ocorrer ainda neste ano.

Documentos obtidos por este site, mostram o mapa da linha depois das intervenções de obras contidas no contrato, com a finalidade de aumentar o número de paradas e passageiros por dia.

Na parte leste da linha, a cidade de Guarulhos ganhará mais quatro estações, chegando até o bairro do Bonsucesso, passando antes por Jardim dos Eucaliptos, São João e Jardim Presidente Dutra.

Além disso, na parte da capital outras duas estações serão construídas, a Gabriela Mistral, com integração a Linha 2-Verde, obra a ser tocada pelo Metrò e a estação Cangaíba, que ficará antes da estação Engenheiro Goulart, eliminando o “vazio” entre este ponto e Tatuapé, atualmente presentes.

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) serão mais 5,5 km de vias até Gabriela Mistral e outros 11 km ao norte, chegando mais para dentro da cidade de Guarulhos.

Desta forma o número de passageiros diários deve ser seis vezes maior que o atual, saindo da média atual entre 16 a 17 mil pessoas para 100 mil por dia.

É prevista também a diminuição no intervalo entre os trens, mantendo uma média de 15 minutos, mas que pode vir a ser ajustada com a análise de demanda.

Atualmente a Linha 13-Jade sob administração da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), possui uma frota de oito trens da Série 2500 fabricados pela chinesa CRRC.

Com o aumento de estações, o futuro concessionário conforme a SPI esclareceu a este site, deverá aproveitar a frota da companhia onde está prevista uma sobra de trens para uso, e ainda se necessário, realizar investimento na aquisição de novos trens, a ser alinhado e definido pelo Poder Concedente (Estado).

O processo de concessão da Linha 13 inclui também as linhas 11-Coral e 12-Safira, com uma das primeiras etapas, as audiências públicas já marcadas para o período entre 19 a 21 de junho nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo