Governo vai desapropriar terrenos no centro de São Paulo para a Linha 19-Celeste

São 18 blocos de espaços localizados onde será iniciada a linha para Guarulhos.

Publicado: 23/05/2024

O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta semana, o decreto 68.537 que autoriza a desapropriação de 18 blocos de terrenos e imóveis na região central de São Paulo, para as obras da Linha 19-Celeste do Metrô.

O documento lista nove partes que serão passadas para o Estado em definitivo e outras nove áreas para uso temporário, seja por meses, ou por alguns anos e assim permitir trabalhos de construção da linha.

Somados são 18 lotes que superam os 30 mil metros quadrados, incluindo edifícios comerciais e residenciais, lojas, praça, ruas e o Terminal de ônibus Bandeira.

Este trecho é a primeira ponta da linha, iniciando perto da Bela Vista junto da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio até a primeira estação do ramal futuro, onde ficará a segunda estação, a São Bento com integração a linha 1-Azul.

Segundo o decreto, nestes locais de uso definitivo, serão implantados estações, ventilação e saída de emergência, localizados entre a Praça Pedro Lessa e a Rua Jaceguai, buscando de forma amigável ou por meio de ação judicial a obtenção destes locais.

Já o artigo 2 define urgência neste processo, mostrando que todo tramite deve ser rápido e concluído ainda neste ano.

“Fica a Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ autorizada a invocar o caráter de urgência no processo judicial de desapropriação e ocupação temporária, para fins.”

A Linha 19-Celeste está na fase de estudos para identificar os demais locais para a desapropriação, traçado e afins, e quando estiver pronta, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.

Além disso, no bairro do Pari haverá a construção de uma estação perto da Feirinha da Madrugada, com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Existe a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trem inteiramente nova.

A previsão de início das obras civis é em 2025 para sua entrega acontecer no ano de 2030.

Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading