Prefeitura inicia testes do transporte aquático em represa de São Paulo

O novo serviço entra em operação no mês de fevereiro, segundo Ricardo Nunes.

Publicado: 22/01/2024

A primeira embarcação do transporte aquático de São Paulo, iniciou testes de funcionamento e operação na Represa Billings neste final de semana, dias 20 e 21 de janeiro de 2024.

As imagens foram divulgadas pelo perfil Piraporinhacity, onde é visto a embarcação de prefixo 6 6120 sendo colocada na água onde foi testada.

O veículo hidroviário foi avaliado quanto a flutuação, deslocamento e sua velocidade, além de outras verificações que antecedem a entrega do serviço para a população.

A primeira rota vai beneficiar as pessoas que vivem na região do Grajaú, cortando um caminho hoje realizado por ônibus que precisam dar a volta por um caminho mais longo.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, as embarcações já foram entregues e estes barcos possuem poltronas de avião, ar-condicionado e internet, segundo o prefeito.

O tempo de travessia entre os dois pontos será em média de 15 minutos, visando beneficiar quem utiliza as avenidas Belmira Marin e Teotônio Vilela que levam cerca de uma hora para percorrer o trajeto que será menor com a passagem por barco.

Cada embarcação terá a capacidade para 60 pessoas viajarem sentadas, mais dois espaços para cadeirantes.

Para percorrer todo o trajeto, o passageiro pode utilizar o Bilhete Único pagando a tarifa de R$ 4,40 que permitirá a integração com o transporte sobre trilhos e ônibus, da mesma forma como funciona atualmente entre SPTrans, trens e metrô.

Com a finalidade de entender mais sobre o novo transporte que vai operar na represa localizada na Zona Sul da cidade, o site questionou a SPTrans, onde a reguladora do transporte da cidade informou que além da chegada de mais embarcações nas próximas semanas, estão sendo construídos piers para o embarque e desembarque dos passageiros e obras de adequações onde haverá o atendimento do  novo serviço.

“A SPTrans informa que o Aquático SP será o primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade. O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O Sistema de Transporte Público Hidroviário será implantado na Represa Billings. A chegada das embarcações ocorrerá de maneira gradativa, paralelamente à realização das obras de adequação na região.

A SPTrans está preparando a operação assistida que será o primeiro trecho do Aquático SP. A viagem neste trajeto será realizada entre Cantinho do Céu, no Grajaú, e Mar Paulista. A embarcação terá capacidade para 60 passageiros e mais 2 espaços para cadeiras de rodas.”


Foto: Piraporinha City/Reprodução Instagram

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Um comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading