CPTM investe cinco milhões em tecnologia australiana para prevenção de falhas no sistema elétrico dos trens

Equipamentos serão instalados em alguns trens e permitirá à empresa prever problemas futuros que podem causar alterações no atendimento.

Publicado: 10/11/2023

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou nesta sexta-feira, 10 de novembro de 2023, o extrato de um contrato para implantar um sistema com a tarefa de prevenir problemas na rede aérea do sistema elétrico dos trens.

Com investimento de pouco mais de cinco milhões de reais (R$ 5.000.981,80) em equipamento fabricado e fornecido pela empresa da Austrália, Telemática Corporation Pty Ltd, representada no Brasil pela Austros Rail, a CPTM instalará este dispositivo em cinco trens inicialmente.

O contrato terá a duração de 33 meses e neste período, um trem de cada linha, na 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, funciona da seguinte forma:.

O sistema  PCDS Pantograph Collision Detection System (Sistema de Detecção de Colisão de Pantógrafo), será acoplado nos pantógrafos do trem, verificando por meio de informações coletadas, se tem algum trecho onde os cabos podem estar desgastados, com mau contato ou a ponto de alguma ruptura por exemplo, evitando a falha, já que ao ter a informação, o departamento de manutenção da CPTM poderá atuar de forma preventiva.

“Implantação de serviços de manutenção continuada e preditiva em rede área executados por meio de pantógrafo equipado com sistema denominado PCDS Pantograph Colision Detection System (Sistema de Detecção de Colisão de Pantógrafo), fabricado e fornecido pela empresa australiana Telemattica Corporation Pty Ltd, representada no Brasil pela Austros Rail.

Com a instalação desse sistema no trem, deverá ser possível monitorar de forma embarcada e contínua os parâmetros elétricos e mecânicos da interação pantógrafo-rede aérea com envio dos dados coletados para a nuvem por meio de rede de comunicação 4G/3G/2G.

Esses dados devem ser tratados por meio de algoritmo específico do instrumento e possibilitar elaboração de relatórios diários disponibilizados em software acessado por meio de browser, além enviar alertas para e-mail e SMS com a severidade das interações, coordenadas de GPS do local do evento e imagens de vídeo gravadas em tempo real durante o impacto.

Essas informações devem possibilitar a antecipação de falhas e um planejamento eficiente da manutenção da rede área pelas equipes de manutenção da CPTM, possibilitando a mudança da manutenção preventiva/corretiva para preditiva.

Serão 5 (cinco) sistemas PCDS instalados em trens diferentes da frota, que farão a cobertura das linhas 7, 10, 11, 12 e 13 da CPTM. Com essa quantidade de PCDS deve ser possível obter cobertura constante das linhas com flexibilidade de alterações no plano de operação e garantia da continuidade do serviço quando um dos trens é retido para manutenções.”

A companhia espera com este sistema diminuir o índice de falhas elétricas causadas por danos em pantógrafos ou rede aérea, justamente por ter a possibilidade de agir antes da falha acontecer, com a expectativa em três pilares importantes:
1. Permitir o reparo prematuro das falhas para garantir maior disponibilidade da infraestrutura, dado que o PCDS pode identificar as deficiências existentes na rede aérea e em desenvolvimento não capturadas pelos processos manuais de manutenção.

2. Aumentar a eficiência da equipe de manutenção da rede aérea por fornecer as informações das coordenadas do ponto exato onde as falhas ativas estão e também as imagens para análise preliminar antes das intervenções em campo.

3. Definição do perfil histórico da rede aérea com base nos locais onde os impactos são detectados. Com base nesse perfil, a equipe de manutenção da rede aérea deve conseguir identificar o desenvolvimento da degradação da infraestrutura, planejar as manutenções futuras e confirmar se o reparo resolveu as falhas quando se compara o antes e depois da intervenção.

A empresa internacional iniciará em breve a instalação dos dispositivos.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

2 Comments

  1. Eloy Francisco Pinheiro

    Maravilha! A CPTM investe e o governador tenta a todo custo privatizar para o monopólio da CCR.

  2. CRISTIANO BARROSO SAMPAIO

    A manutenção da via mobilidade poderia aderir a esta tecnologia também!

Deixe uma resposta

%d