Faixa Azul ganha mais 3,5 quilômetros em São Paulo

Nova faixa começou a funcionar na Avenida Sumaré, Zona Oeste da capital.

Publicado: 06/11/2023

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira, 06 de novembro de 2023, um novo trecho da faixa exclusiva para motocicletas, adicionando mais 3,5 quilômetros de vias deste tipo.

O novo local que conta com o projeto é a Avenida Sumaré e Paulo VI, na Zona Oeste, atendendo o fluxo de trânsito na região no sentido para a Água Branca.

A ampliação da Faixa Azul no Corredor Norte-Sul faz parte das autorizações concedidas à cidade de São Paulo pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no fim de setembro. Na ocasião, a gestão municipal recebeu o aval do órgão federal para implantar a Faixa Azul também nos eixos formados pelas avenidas Sumaré e Paulo VI (6,8 km); Av. Nações Unidas (7 km); Av. Miguel Yunes (4 km); Av. Brigadeiro Faria Lima (9,2 km); Av. Zaki Narchi (3,6 km); Av. Luiz Dumont Villares (5 km); Av. do Estado (8,2 km); e avenidas Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km). 

A projeção da gestão de Ricardo Nunes, é de chegar a 100 quilômetros de faixas exclusivas para motos até o mês de janeiro. Veja a seguir os próximos locais que recebem este projeto.

• Av. Nações Unidas – a partir de 20/11;
• Av. Miguel Yunes – a partir de 20/11; 
• Av. Faria Lima – a partir de 4/12;  
• Av. Zaki Narchi – a partir de 4/12;
• Av. Luiz Dumont Villares – a partir de 4/12; 
• Av. do Estado – a partir de 18/12;
• Av. Jacu Pêssego (inclui a Av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar) – a partir de 18/12.

O projeto da Faixa Azul para motos nasceu com a finalidade de diminuir os acidentes graves e fatais com motociclistas, recebendo uma sinalização específica e que foi aprovada pelo Senatran.

Começou pela Avenida 23 de Maio no sentido Zona Sul, partindo da Praça da Bandeira até o Ibirapuera, passando depois para a Avenida dos Bandeirantes também.

Dados de monitoramento dos corredores para motos implantados até o momento (23 de Maio e corredor Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay) mostram que não foram registrados óbitos em ambas as vias, desde que receberam a nova sinalização. O número de acidentes graves e com vítimas também diminuiu.  

Segundo a CET, o uso da faixa pelos motociclistas é de aproximadamente de 80% na avenida 23 de Maio e de 90% no eixo na avenida dos Bandeirantes.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

%d