Licença Ambiental para construção da Linha 19-Celeste é concedida ao Metrô

Futura linha ligará o centro de São Paulo até o Bosque Maia em Guarulhos.

Publicado: 31/10/2023

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) comunicou nesta terça-feira, 31 de outubro de 2023, que concedeu a autorização para o Metrô de São Paulo iniciar as obras de construção da Linha 19-Celeste.

O documento possui validade de cinco anos, tempo em que a companhia terá para concluir os demais passos necessários para tirar o projeto do papel.

A Licença Ambiental 2.919 é uma documento esperado pelo Governo do Estado, pois agora todas as intervenções que possam gerar impactos no meio ambiente como retirada de árvores, desapropriações de áreas verdes, poluição sonora e entre outros itens, foram entendidos como dentro dos parâmetros legais.

Sem este documento, a obra não pode ser iniciada, aumentando muito a necessidade de receber essa autorização.

A Linha 19-Celeste está na fase de estudos para identificar locais a desapropriação, traçado e afins, e quando estiver pronta, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.

Além disso, no bairro do Pari haverá a construção de uma estação perto da Feirinha da Madrugada, com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Existe a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trem inteiramente nova.

A previsão de início das obras civis é em 2025 para sua entrega acontecer no ano de 2030.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

%d