Profissional e celebridade nas redes sociais por vídeos brincando de situações no transporte público, foi desligado após passar mal e um cobrador habilitado, conduzir o ônibus vazio em seu lugar.
Publicado: 25/10/2023
A Sambaíba Transportes demitiu por justa causa o motorista de ônibus do transporte público de São Paulo, Matheus Kafica (seu nome artístico) com quase meio milhão de seguidores no Instagram e Tik Tok, após o mesmo ter problema de saúde ao dirigir e deixar o cobrador conduzir o veículo até a garagem.
Segundo o profissional, era de madrugada quando ele passou mal com crise de enxaqueca por volta de 4h20, depois de terminar sua última viagem e iniciar o regresso até a garagem da empresa, junto com seu amigo e cobrador devidamente habilitado. Como o ônibus seguia para a garagem com letreiro reservado e não transportava passageiros, o cobrador em questão assumiu a direção.
Essa medida é proibida pela SPTrans que proíbe que pessoas não cadastradas no sistema da empresa reguladora, efetuem a função de motorista. De acordo com Matheus, durante o percurso eles pararam para outro colega embarcar e seguir ao mesmo destino, mas este gravou o cobrador na direção do ônibus, e informou a direção da empresa.
”Não adianta, estou errado e não adianta tampar o sol com a peneira. Eu tinha cinco anos na empresa e ele [cobrador] dez anos, e eu achei que a punição por justa causa foi muito severa”, disse Matheus ao falar de pedir ao cobrador para levar o ônibus.
O motorista não tinha nenhuma queixa na SPTrans quanto a sua conduta e por serem desligados em justa causa, ficam sem direitos obtidos quando se é demitido de forma normal, como receber o FGTS, 40% da multa rescisória e acesso ao seguro desemprego, em um período que se aproxima das festas de fim de ano.
Na última virada de ano, Matheus, como explicou em seu perfil nas redes sociais, trabalhou na virada do Natal e Ano Novo, ficando longe de sua família.
O Sindicato dos Motoristas intermediou a questão, mas não houve êxito até o momento em reverter as duas demissões, ainda sim reconhecidas pelo influencer que agiu de forma errada, mas entregou o volante na direção de uma pessoa habilitada.
Matheus pediu para todos seus fãs não reclamarem com a pessoa que os entregou para a direção, pediu para que Deus o abençoe e que em breve espera estar empregado em novo local, mas ficou chateado pela forma que a Sambaíba agiu na situação.
Veja a seguir algumas publicações animadas do influencer que de forma humorística satirizava as rotinas no uso de um ônibus público.
O site questionou a empresa Sambaíba Transportes sobre as alegações do profissional e entender o porquê de aplicar a justa causa, porém não houve retorno até a publicação da matéria.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com
Ficaram com inveja do cara, ele é sensacional! Vai ser SUCESSO! Tentam apagar a estrela que brilha, mas, no fundo não conseguem! Deus no CONTROLE 🙌
Infelizmente a sambaíba tem esse costume, trabalhei nessa empresa e tbm fui mandado embora por justa causa,o pior é se vc correr atrás dos seus direitos,ela te queima,e fica impossível de vc arrumar emprego em outras empresas de transporte coletivo!