Entidade aponta como retaliação pela paralisação em conjunto com CPTM e Sabesp no dia 3 de outubro.
Publicado: 24/10/2023
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo divulgou no começo da noite desta terça-feira, 24 de outubro de 2023, que se manifestando contra a medida adotada pelo Metrô e Governo do Estado resultante na punição de nove trabalhadores do sistema metroviário.
Na carta é mencionado que não houve nenhuma devolutiva na negociação a respeito das advertências aos operadores da Linha 2-Verde, o que motivou inclusive a paralisação do último dia 12, surpreendendo os sindicalistas com oito demissões e uma suspensão de funcionários.
Além disso, a ação seria uma “atitude intempestiva, arbitrária e antissindical e tentativa de enfraquecer a categoria que está na linha de frente da luta contra o projeto do governador de privatizar todos os serviços públicos.”
Por conta disso, uma assembleia foi convocada para às 18h30 desta quarta (25), na sede do sindicato onde serão deliberadas as medidas a serem tomadas contra as demissões, privatizações e terceirizações. Um dos punidos com a demissão é metroviário e vice-presidente do sindicato.
Como este site mostrou, o Metrô anunciou a demissão de alguns trabalhadores e punição em razão da paralisação no dia 12 de outubro que afetou a operação das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/10/24/metro-demite-funcionarios-devido-greve-realizada-em-12-de-outubro/
O Metrô, em nota, disse que “registrou mais de 30 evacuações de trens e 49 estações fechadas durante a paralisação de cerca de três horas. O Metrô ainda ressalta que as punições determinadas nesta terça-feira (24) não estão relacionadas à greve dos metroviários no último dia 3, quando o sindicato descumpriu decisão judicial para manter as operações em patamares determinados pelo Tribunal Regional do Trabalho.”
Leia a seguir o informe do sindicato.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com
Parabéns ao metrô, temos que ter consciência que existem pessoas:
Precisando de atendimento médico, indo trabalhar, procurando ou entrevistas de emprego, e questões escolares…
Injusto é o que fizeram com a população! Milhões de trabalhadores prejudicado por greve política.