Local em construção será onde a frota da nova linha passará por manutenção, limpeza e armazenamento/estacionamento.
Publicado: 12/10/2023
A Linha Uni, concessionária operadora da futura Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo, anunciou o início dos trabalhos para a instalação da via permanente, ou seja, os trilhos do Pátio Morro Grande, na Zona Norte da capital.
Serão instalados mais de 6.300 metros de via permanente e 28 AMVs, (Aparelho de Mudança de Via) o que permitirá o acesso às duas vias do túnel da linha.
Cada AMV possui comprimento total de 19,8 metros e são instalados com dormentes de concreto para via permanente em lastro. Os dormentes serão instalados a cada 0,65 metros um do outro. Com isso, um trecho de um quilômetro contará com uma quantidade aproximada de 1539 componentes instalados.
Além dos trilhos para o local onde os trens da linha ficarão estacionados e passar por manutenção, armazenamento e limpeza, já foram instaladas 851 toneladas de estrutura metálica, que comporão a área de manutenção e estacionamento para os 22 trens.
No Pátio Morro Grande, que corresponde a uma área de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol-, também vai abrigar o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, local de onde será comandada toda a operação desta linha.
“As vias de Pátio Morro Grande foram projetadas para que as movimentações dos trens ocorram sempre de forma segura, tanto durante o recolhimento para suas manutenções programadas e limpeza diária, como para o despacho dos trens para a via operacional por meio do nosso futuro CCO. Os nossos Trilhos, AMV ́s e Dormentes de Concreto foram projetados e construídos, conforme as Normas Técnicas Nacionais e Internacionais, vigentes em nosso setor metroferroviário. Nós aplicamos todas as melhorias tecnologias e materiais existentes, garantindo a segurança operacional na movimentação dos trens e o aumento da vida útil dos elementos que irão compor a via permanente da Linha 6. Com isso, podemos dizer que estamos construindo uma das mais modernas linhas do sistema metroferroviário da cidade de São Paulo”, conta Iberê Martelli, engenheiro de manutenção da Linha Uni.
A Linha 6-Laranja terá um total de 15 quilômetros de extensão, com 15 estações e integrando com a CPTM na Água Branca (linhas 7-Rubi e 8-Diamante) e com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, prevendo transportar 630 mil pessoas por dia.
Esta linha é construída pela Acciona através da concessionária Linha Universidades S.A. (Linha Uni), empresa espanhola que também será responsável pela operação da linha quando ela for entregue, prevendo ligar a Brasilândia até Sâo Joaquim em um trajeto de 23 minutos.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com
Linha 6-Laranja começa a receber trilhos no Pátio Morro Grande
