Governo do Estado publica novo edital do Trem Intercidades

Concessão do serviço inclui a privatização da Linha 7-Rubi e visa tornar a concessão mais atraente para investidores.

Publicado: 29/09/2023

O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 29 de setembro de 2023, o novo edital do Trem Intercidades, grande projeto da gestão atual para a concessão também da Linha 7-Rubi de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A publicação informa o novo prazo para  a realização do leilão público onde as empresas ou consórcios que demonstrarem interesse neste projeto, apresentem a sua proposta, marcando a data de até 29 de fevereiro de 2024 para os interessados analisarem os documentos.

A expectativa é de que em breve a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Secretaria de Parcerias em Investimentos, divulguem os novos documentos disponíveis para consulta aos concorrentes e imprensa em geral, trazendo as alterações no edital e em seus documentos anexos.

Como este site mostrou no final de agosto, a decisão de publicar um novo edital com mudanças em relação ao anterior tem a finalidade de tornar essa privatização/concessão mais atrativa ao mercado e assim conseguir receber mais interessados.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/08/23/edital-do-trem-intercidades-e-de-privatizacao-da-linha-7-rubi-sera-relancado-em-setembro/

Segundo projeção da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a empresa ou grupo vencedor que será nacional ou estrageiro, deverá investir aproximadamente R$ 13 bilhões de reais na obra que compreende três serviços, a Linha 7-Rubi, o TIM e o TIC Eixo Norte, com parte deste valor vindo do Governo do Estado.

A Linha 7-Rubi quando privatizada/concedida, será operada da Barra-Funda até Jundiaí, com o TIM (Trem Intermetropolitano) ampliando o atendimento até a cidade de Campinas, parando nas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Já o Trem Intercidades será o transporte em alta velocidade e de maneira expressa, partindo da Barra-Funda até Campinas, parando somente em Jundiaí, com percurso total de 96 km realizado em aproximadamente uma hora, com custo de R$ 64,00.

Cada um destes três serviços separados possui as seguintes características:

*Trem Intercidades:
– 101 km de extensão com três estações (Palmeiras-Barra Funda, Jundiaí e Campinas);
– tempo de viagem aproximado de uma hora e quatro minutos;
– trem com capacidade para transportar 800 passageiros sentados em uma composição
diferente da tradicional, prevendo contar com serviço de bordo.

*Linha 7-Rubi:
– 35,2 km de extensão no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato;
– projeto prevê um intervalo médio entre os trens de  4 minutos, mas buscando chegar a 3
minutos, em 50 minutos de viagem o tempo total.
– cada trem tem a capacidade de transportar 2 mil passageiros em pé e sentados em cada viagem.

*Trem InterMetropolitano:
– extensão de 65,8 km com nove estações, sendo as já existentes entre Francisco Morato e Jundiaí
e acrescentando as estações de Valinhos, Louveira, Vinhedo e Campinas;
– a estimativa é de um intervalo médio entre os trens de 15 minutos nos horários de pico e um tempo
total de 55 minutos a viagem;
– o transporte de passageiros por trem é similar ao da Linha 7-Rubi, 2 mil passageiros em pé e
sentados.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

%d