ViaMobilidade leva menino de Salvador para conhecer o metrô de São Paulo

Deivid, de dez anos, tinha um sonho de viajar para a capital paulista e conhecer o sistema operado por trens.

Publicado: 25/09/2023

A ViaMobilidade, concessionária operadora da Linha 5-Lilás de metrô em São Paulo, recebeu na última semana o menino Deivid Calebe, vindo de Salvador para conhecer o sistema de São Paulo.

Calebe percorreu uma distância de 1,5 mil quilômetros e ganhou um tour não só pela linha 5, mas também na Linha 4-Amarela, pertencente ao Grupo CCR.

Portador de autismo, o menino tem o sonho de ser operador no sistema metroviário entre Salvador e Lauro de Freitas, sob concessão da CCR Metrô Bahia. Em São Paulo ele conheceu a cabine de um trem, do simulador, centro de controle e outras áreas de onde ele apelidou carinhosamente de “cidade dos trilhos”.

A sua mãe Ana Paula Sena, 37 anos, aproveitou uma passagem de avião em promoção para viajar da capital baiana à “terra da garoa”, onde ficaria com o filho na casa da irmã, no bairro Cidade Dutra, zona sul de São Paulo. Logo em seguida, ela contatou as concessionárias do Grupo CCR para que Calebe pudesse fazer uma visita às linhas 4-Amarela e 5-Lilás, um pedido prontamente atendido pelas equipes da ViaQuatro e ViaMobilidade.

O começo da aventura do Calebe foi na Estação Capão Redondo, onde foi possível assistir, da cabine, o trem da Linha 5-Lilás ser conduzido para o pátio de manobras, logo após o terminal. Acompanhado de um operador, ele pode buzinar e ver como funciona uma composição que transporta diariamente milhares de passageiros. “Achei lindo”, afirmou a criança após a experiência. Em seguida, conheceu o CCO (Centro de Controle Operacional).

Logo após ele foi até Vila Sônia, onde fica a parada final da Linha 4-Amarela. Ao entrar no metrô, a surpresa de ver pela primeira vez na vida um trem totalmente automatizado, sem operador. Entretanto, o melhor ainda estava por vir, ao ter a sensação de conduzir aquele mesmo veículo em um simulador, no espaço Saber +, no Pátio Vila Sônia.

“Foi um dia inacreditável. Aconteceu em uma tarde tudo que a gente sempre viu ele reproduzir no quarto dele, desde a oficina que ele montava com brinquedos de trens, a entrar em uma cabine. Então ele realmente viveu um dia de maquinista e, como mãe, agradeço (à ViaQuatro e ViaMobilidade) por essa oportunidade. Ele fala para todo mundo que quer ser maquinista aqui em São Paulo”
, diz a mãe.

Foto: Divulgação ViaMobilidade

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

%d