Rogério e Gustavo atuam no atendimento da linha 5 e Matheus e José trabalham nas linhas 8 e 9.
Publicado: 13/08/2023
A ViaMobilidade celebra neste domingo, 13 de agosto de 2023, o Dia dos Pais e para comemorar uma data tão importante nas famílias, conta histórias de duas duplas de colaboradores que atuam no sistema todos os dias, é a rotina de Matheus e José nas linhas de trem e de Gustavo e Rogério no metrô.
Na área da ferrovia, Matheus de Azevedo Rocha, opera a pouco mais de um ano, trens na Linha 9-Esmeralda, seguindo os passos do seu pai, José Carlos Pereira de 59 anos e que desde 1986 trabalha no transporte ferroviário em São Paulo, atualmente conduzindo composições entre Amador Bueno e Itapevi na Linha 8-Diamante.
Apesar de não se cruzarem na rotina de trabalho, pai e filho procuram passar um tempo juntos, colecionando memórias e experiências na importante função.
“Na infância, eu e meus irmãos sempre andávamos de trem em Carapicuíba e ficávamos imaginando se nosso pai é quem estaria conduzindo. Às vezes, a gente conseguia vê-lo e acenar. Hoje, posso ver na prática como é gratificante ser operador de trem. Sinto orgulho ao ser comparado ao meu pai, devido à trajetória profissional e pessoal que ele tem. Ele sempre foi muito presente”, conta Matheus.
No transporte de passageiros, José Carlos sempre trabalhou no trajeto das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e ver o filho trabalhando no trecho ganhou um significado ainda mais especial.
“Para mim, foi uma satisfação muito grande quando soube que meu filho trabalharia na ViaMobilidade comigo. Fico feliz em ver que ele está gostando de ser operador de trem. Amo o que faço, estou há 37 anos contribuindo para o transporte ferroviário e espero que ele continue contribuindo também”, afirma José Carlos.
E para promover um encontro ocasional a data, a ViaMobilidade ajudou o filho a realizar uma surpresa a seu pai, o encontrando em um horário de descanso entre as viagens, levando a ele um presente.
Emocionado, José Carlos conta que não imaginava que o filho proporcionasse um momento tão marcante, que ficou para a história da ferrovia e da família. “Meu filho é um ótimo profissional, está trabalhando muito bem e para mim é uma satisfação muito grande ver que ele está operando trens. Quando sentamos para conversar, ferrovia é um assunto que sempre surge”.

Já na Linha 5-Lilás do metrô, na Zona Sul da capital paulista, a história especial tem como personagens Rogério do Espírito Santo, 41 anos e com Gustavo Viegas do Espírito Santo, 22 anos.
No primeiro minuto de operação às 4h40, Rogério já está na estação Vila das Belezas, após sair de sua residência em Taboão da Serra, cidade vizinha de São Paulo. Antes motorista e marceneiro, o agente está na ViaMobilidade há cinco anos, cuidando da segurança dos passageiros, ao orientá-los, atendê-los em casos de primeiros socorros e conferindo se tudo na estação se encontra em ordem.
Feliz no emprego, Rogério não perdia o filho Gustavo de vista, que antes trabalhava em uma rede de fast food e em uma choperia. “Ele trabalhava à noite e não tinha qualidade de vida. Então achei interessante indicá-lo para o processo seletivo. Pediram o currículo dele e hoje graças a Deus está aqui na Linha 5 e a CCR proporciona ótimas condições de trabalho a ele”, descreve o pai.
Enquanto Rogério atua na Estação Vila das Belezas, Gustavo tem como base a Estação Eucaliptos, porém, geralmente atende na atividade de estratégia no interior dos trens em operação, com foco na prevenção de furtos, coibição de comércio irregular, atendimentos de mal súbitos e outros cuidados aos passageiros.
“Eu via o meu pai trabalhar na área da segurança e sempre o admirei muito. Sempre fui muito próximo a ele e trabalhar com ele é muito bacana, porque a gente continua nesse aprendizado. E a ViaMobilidade sempre permite que a gente se desenvolva como agente”, destaca.
Mesmo com toda a seriedade no atendimento em uma linha que é fundamental para a rotina de milhares de passageiros no dia a dia, pai e filho se divertem e são alvo de colegas. “O pessoal sempre brinca. Ou o pessoal me chama de Viegas, como é conhecido no trabalho, ou fica na brincadeira quem é o pai e o filho, pois como tenho 41 anos, parece que sou o irmão mais velho e não o pai dele”, diz Rogério.
Com sorriso no rosto ao lado do pai, Gustavo não esconde a satisfação de seguir os mesmos trilhos de Rogério, a quem o tem como um exemplo e inspiração para a vida. “Começa a ficar engraçado, porque há brincadeiras com o pessoal aqui (na Linha 5-Lilás). Mas é um orgulho enorme, pai e filho fardado trabalhando juntos”, afirma
Pertencente ao Grupo CCR, a ViaMobilidade é a concessionária atualmente responsável pela operação das linhas 5-Lilás de metrô, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/