Seja indo ao trabalho, passeio, viagem ou por outro motivo, você a escuta nos trens e estações da companhia. Publicado: 12/05/2023 Quando se entra em uma estação ou trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) o passageiro escuta vários avisos seja sobre a operação, sobre cuidados ao andar por ali, entre outros. Todos eles efetuados por uma voz calma […]
Seja indo ao trabalho, passeio, viagem ou por outro motivo, você a escuta nos trens e estações da companhia.
Publicado: 12/05/2023
Foto: Diário dos Trilhos
Quando se entra em uma estação ou trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) o passageiro escuta vários avisos seja sobre a operação, sobre cuidados ao andar por ali, entre outros. Todos eles efetuados por uma voz calma e feminina, mas você sabe quem é?
A pessoa por trás desta voz é Verônica Vila que emite os avisos através de mensagens gravadas como, por exemplo, “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma”, realizados também em inglês.
Em publicação nos seus perfis em redes sociais, a CPTM, apresenta a autora responsável pela padronização de comunicados, fruto de um trabalho da empresa pública com a Agência Zanna, especializada em sound branding e similares.
A utilização de mensagens pré gravadas nos trens e estações, além de criar um procedimento mais fácil ao passageiro que escutará a mesma voz e comunicados nas cinco linhas da empresa, elimina em certos momentos a tarefa antes realizada manualmente por um funcionário, que pode se dedicar a outras tarefas, como auxílio ao passageiro, vistoria em estações, entre tantas ações.
Veja a seguir um breve vídeo divulgado pela CPTM sobre Verônica Vila.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.