Trabalhos duraram parte da manhã do domingo (30), devido a janela de atuação na madrugada ser insuficiente segundo a concessionária. Publicado: 02/05/2023 No último domingo, 30 de abril de 2023, parte da Linha 5-Lilás funcionou com maiores intervalos entre as estações Capão Redondo e Santo Amaro, devido a trabalhos de troca de trilhos na região da estação Vila das Belezas. […]
Trabalhos duraram parte da manhã do domingo (30), devido a janela de atuação na madrugada ser insuficiente segundo a concessionária.
Publicado: 02/05/2023
Equipes de manutenção durante substituição dos trilhos. Foto: Diário dos Trilhos
No último domingo, 30 de abril de 2023, parte da Linha 5-Lilás funcionou com maiores intervalos entre as estações Capão Redondo e Santo Amaro, devido a trabalhos de troca de trilhos na região da estação Vila das Belezas.
O site esteve no local com autorização da empresa e acompanhou parte dos trabalhos de manutenção que impactou na vida do passageiro.
No dia entre a madrugada e a parte da manhã, 680 metros de trilhos instalados na época do início das operações da linha em 2002, foram retirados devido ao desgaste de uso com o tempo, com trilhos novos instalados no lugar.
Por ser um ponto de curva, conforme explicou o gerente de manutenção, o atrito dos rodeiros do trem com o trilho é maior, gerando um desgaste e para manter a segurança da operação, o trilho precisou ser trocado.
Segundo o gerente de manutenção da Linha 5-Lilás, Max Fagundes em entrevista no local dos trabalhos, foi necessário utilizar parte do tempo da operação comercial devido a complexidade do serviço e o tamanho da troca dos trilhos, optando por realizar em um feriado prolongado para impactar o mínimo possível na vida do passageiro.
”Hoje no dia 30 de abril aqui a gente realizou uma troca de trilho de mais ou menos 680 metros entre as estações Vila das Belezas e Giovanni Gronchi, na via um que é a via que em dia normal leva os passageiros para Capão Redondo.
Hoje a gente teve aqui mais ou menos 50 pessoas da equipe de manutenção e a gente teve também um aumento no efetivo do atendimento em mais ou menos 30%. Essa foi a maior troca de trilhos realizada aqui na linha 5 com aproximadamente 680 metros e a próxima troca prevista é no mesmo trecho entre a Vila das Belezas e Giovanni Gronchi, mas na via 2 que é a via que leva o passageiro para Chácara Klabin.
Trilho substituído (esquerda) e novo trilho instalado ao lado, já fixado. Foto: Diário dos Trilhos
O trecho era muito longo, essa curva é muito grande e a nossa jornada de manutenção na madrugada é muito reduzida, a gente tem três horas para trabalhar. Então para garantir maior segurança para os colaboradores e uma maior qualidade do serviço que vai resultar em segurança e conforto para o passageiro, a gente optou neste domingo por ser especialmente em véspera de feriado, então impacta muito menos no cliente.
Esse trilho que a gente trocou está aqui desde a implantação, então ele está aqui desde 2022, um trilho que durou aproximadamente 20 anos. Esse desgaste (do trilho) é chamado de desgaste lateral, ele acontece no trilho externo, na parte interna do trilho, mas é o trilho externo da curva e ele acontece em função do atrito da roda do trem e o trilho. Ambos são de material de aço, então o contato de um com o outro gera este desgaste.”
Veja a seguir alguns vídeos do trabalho desta troca de trilho.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.