A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (03) quando for oficializada no Diário Oficial do Estado.
Publicado: 02/03/2023

O uso de máscaras de proteção contra o coronavírus deixa de ser obrigatório no transporte público em todo o estado de São Paulo, a atualização da medida contra a pandemia começa a valer nesta sexta-feira, 3 de março de 2023.
O Governo do Estado anunciou a ação na tarde de quinta (2) e será válida nas estações e trens de linhas de metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro. Nos ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o uso também é facultativo.
Com a decisão, usar ou não a máscara fica a critério de cada passageiro, exceto em alguns casos onde o uso de máscara segue obrigatório, como nos em todos os serviços de saúde de estado, seja ele público, privado ou filantrópico. Além disso, segue sendo especialmente importante o seu uso em transporte público por pessoas nas seguintes condições:
• Pessoas com mais de 65 anos de idade;
• Pessoas com alguma imunodeficiência;
• Pessoas com comorbidades;
• Pessoas com sintomas respiratórios.
“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, completou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Até esta quinta (2), foram aplicadas mais de 129,5 milhões de doses, o que representa 90,7% da população acima de 6 meses de idade com com esquema vacinal completo contra a covid-19.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/
A verdade tarda, mas não falha.
https://medicospelavidacovid19.com.br/editoriais/the-truth-is-late-but-it-doesnt-fail-as-mascaras-estao-caindo-agora-oficialmente/
Ofício do Conselho Federal de Medicina (SEI-539/2023/CFM/GABIN) coloca uma pá de cal nos adornos faciais inúteis.
Presidente do CFM assume posição firme em defesa da ciência e recomenda o fim da obrigatoriedade de máscaras em todo o território nacional.
Leia, comente e COMPARTILHE!
Coordenação MPV!
Associe-se ao MPV e faça sua doação para esta causa. Use o pix!