Governo do Estado e Prefeitura da capital aparentam entender que somente no transporte público o vírus é perigoso para a sociedade.
Publicado: 17/02/2023

No primeiro final de semana de Carnaval de Rua, entre os dias 11 e 12 de fevereiro, a cidade de São Paulo recebeu um público total de mais de 1,5 milhão de pessoas nos bloquinhos em vários pontos.
Ao todo foram 165 desfiles em diferentes horários e regiões de São Paulo, com shows, consumo de alimentos e etc, justamente o que aparentemente é “proibido” no transporte público, único espaço além das unidades de saúde onde o uso de máscaras permanece obrigatório.
Nos ônibus da capital e intermunicipais da EMTU, além dos trens da CPTM e ViaMobilidade e Metrô, é obrigatório o uso do equipamento para se proteger do coronavírus, ainda sim que atualmente isso se mostra algo contraditório.
Nos locais de saúde, postos, farmácias e hospitais é mais que necessário, mas muitos se questionam porque apenas no transporte continua sendo obrigatório o uso, uma vez que no carnaval a pegação, curtição e o contato entre pessoas é frequente e próximo.
Um ponto importante é que o uso em qualquer local fora do transporte atualmente é facultativo, ou seja, qualquer pessoa pode e deve decidir se usa ou não a máscara, mas a discrepância e incoerência geram no passageiro a dúvida e até a aceitação da medida, se refletindo inclusive em problemas com funcionários que por obrigação da empresa, devem exigir a máscara.
Em nota ao site, a CPTM disse que o uso das máscaras é obrigatório e que todos funcionários devem orientar os passageiros para colocar a máscara, caso esteja sem ela.
”O uso de máscaras permanece obrigatório em todo o sistema de transporte público. A CPTM emite AP (Aviso ao Passageiros), veicula mensagens nas TVs das estações e trens e campanhas nas redes sociais para reforçar a necessidade do uso.
Todos os funcionários da companhia continuam orientando os passageiros a usarem máscaras, inclusive oferecem o acessório nos casos em que o passageiro não tem quando entra nas estações.”
Neste feriado prolongado e no próximo final de semana, a cidade ainda vai receber mais de 300 blocos de carnaval .
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/