Entretanto, ambos os candidatos mantiveram seus “vícios” de se atentar aos padrinhos e candidatos à presidência ao invés de discutir os temas relativos ao estado de São Paulo.
Publicado: 28/10/2022

Os candidatos ao cargo de governador do Estado de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) participaram na noite desta quinta-feira, 27 de outubro de 2022, do último debate político antes do segundo turno das eleições, realizado pela TV Globo na capital.
Apesar do tema transporte público ser abordado em alguns momentos, mais uma vez os dois candidatos focaram em atacar o adversário um do outro no campo do Governo Federal, com Lula e Bolsonaro sendo mencionados quase o tempo todo.
Porém o nível propositivo oscilou, com momentos em que propostas eram debatidas contrastando com ataques velados, críticas trocadas entre Tarcísio e Haddad.
Ainda sim no campo do transporte, Fernando Haddad, começou o debate prometendo a conclusão de obras do Metrô inacabadas, criar o Bilhete Único Metropolitano e tirar do papel o Trem Intercidades, tocando novamente no assunto, mas no segundo bloco do debate, sobre os ônibus noturnos que é uma rede de transporte coletivo criado na cidade de São Paulo quando ele foi prefeito, com os coletivos atendendo principais avenidas e pontos da cidade entre meia-noite e 4h, todos os dias, mas tam bém pontuando a ampliação e requalificação de corredores exclusivos de ônibus.
Já Tarcísio de Freitas quando abordou o tema da mobilidade e transporte, pontuou as concessões e renovações de contratos com empresas privadas da malha ferroviária de transporte de carga realizada enquanto ele ocupou o cargo de ministro da infraestrutura que viabiliza o Trem Intercidades, além de prometer concluir as obras de Metrô em andamento como as linhas 2-Verde até a Penha e depois até Guarulhos quando cometeu o erro de citar o Bosque Maia quando na verdade a linha será até a Dutra, terminar o monotrilho da linha 17-Ouro e promover a expansão da linha 4 e entregar a linha 6-Laranja.
Na última citação ao transporte, Tarcísio também falou de um bilhete único metropolitano, ou seja, em todas as cidades da Grande São Paulo e capital utilizando o mesmo cartão para ônibus, trem e metrô dizendo que vai implantar e isso só não foi feito antes porque o então governador Geraldo Alckmin barrou a medida. Na sequência, Haddad pontuou que vai tirar isso do papel e destacou que a ideia é sua e não do seu adversário.
No próximo domingo em todas as 645 cidades do estado, a população irá as urnas para escolher o novo governador pelos próximos quatro anos. O horário de votação será das 8h até 17h, horário de Brasília.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/