Localizada na plataforma central, é destinada somente à saída das pessoas.

Publicado: 15/09/2022

Foto: Diário da CPTM

Já está em funcionamento na estação Luz, centro de São Paulo, a nova passarela que liga a plataforma central até uma nova saída para a Rua José Paulino, inaugurada nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022.

A passagem construída em estrutura metálica tem alguns lances de escadas e um caminho em linha reta até a passagem pela “roleta” para alcançar a rua.

Com atenção especial para quem vai ao Bom Retiro na parte da manhã, o espaço conta com monitoramento por câmeras de segurança, mas não possui piso tátil ou acessibilidade, levando a quem possua deficiência ou limitação na locomoção, ainda precise utilizar o caminho convencional pelo subsolo, que conta com sinalização de piso tátil.

No ato da entrega questionamos representantes da CPTM sobre a ausência de fitas anti-derrapantes ou similares para evitar acidentes na escada metálica, que em caso de chuva pode sim ficar molhada já que a proteção lateral possui furos.

A resposta do departamento técnico, no entanto, é que o piso possui ranhuras que cumprem a  função de oferecer aderência ao pisar, evitando escorregões ou queda das pessoas ao caminhar por ali.

Nas redes sociais da CPTM e do presidente da companhia, Pedro Moro, alguns questionamentos apareceram sobre os possíveis malefícios dessa obra, como tirar a beleza arquitetônica ou causar danos à estrutura centenária.

Em nota, a CPTM disse que a construção da nova passarela foi aprovada pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e que os tijolos removidos do muro na saída para a Rua José Paulino, serão catalogados e armazenados conforme orientação.

“A passarela metálica na Estação da Luz foi aprovada pelos órgãos de preservação de patrimônio Condephaat, IPHAN e Conpresp como instalação provisória. A previsão de liberação para circulação de passageiros é em setembro, com a conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização.

Quando estiver em operação, a passarela funcionará apenas como desembarque da estação para facilitar o fluxo dos passageiros que utilizam as plataformas que atendem o serviço 710 e a Linha 11-Coral. Não será possível entrar na estação por essa passagem, uma vez que os bloqueios (catracas) continuam no acesso principal da estação.  

Em relação aos tijolos retirados, a companhia está fazendo um trabalho de identificação para posterior armazenamento, conforme orientação dos órgãos de proteção do patrimônio.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.