Por ser utilizado em estações de menor movimento, filas não chegam a se formar e o processo não é demorado. Publicado: 14/09/2022 O Metrô de São Paulo está desde a semana passada nas estações Saúde-Ultrafarma e Pedro II, respectivamente da Linha 1-Azul e 3-Vermelha, utilizando detectores de metais no embarque de todos os passageiros que precisam tomar o trem nestes […]
Por ser utilizado em estações de menor movimento, filas não chegam a se formar e o processo não é demorado.
Publicado: 14/09/2022
Foto: Diário dos Trilhos
O Metrô de São Paulo está desde a semana passada nas estações Saúde-Ultrafarma e Pedro II, respectivamente da Linha 1-Azul e 3-Vermelha, utilizando detectores de metais no embarque de todos os passageiros que precisam tomar o trem nestes dois locais.
A medida em fase de testes é uma resposta da companhia ao crescente número de furtos e roubos praticados inclusive com arma de fogo, e inicialmente está sendo empregado de segunda a sexta das 10h até 16h, portanto, fora do horário de pico.
A equipe do Diário dos Trilhos esteve na estação Pedro II, verificando como é feito esse processo de “revista” que agrada uma parte e desagrada outra dos passageiros.
Na estação tem dois detectores que não apitam, mas na sua parte superior acendem uma luz vermelha caso tenha algo que chame a atenção e precise de uma verificação maior. Quem passa e não tem a luz vermelha apresentada, segue diretamente para as catracas, embarca e segue sem ter seu percurso interrompido.
Quando a luz vermelha acende, um agente de segurança solicita para esta pessoa a autorização para passar um detector de metais manual na mochila e outras regiões, caso não acuse nada de anormal, o passageiro segue para o embarque.
Em dado momento, um homem com a mochila volumosa precisou após as duas etapas acima citadas, precisou abrir a mochila em uma mesa para verificação dos seguranças. O motivo do apito foi o talher que acompanhava a marmita.
Veja o vídeo a seguir de pessoas embarcando pelo detector.
Em breve, um convênio com a Polícia Militar será firmado e a segurança reforçada com o emprego de PMs em trens e estações.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.