A previsão é de colocar em funcionamento no mês de setembro.

Publicado: 30/08/2022

Foto: Divulgação CPTM

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inicia os trabalhos finais da instalação/construção de nova passarela para passageiros na estação Luz, região central da cidade de São Paulo.

A nova estrutura metálica já tem sua passagem por cima dos trilhos da Linha 11-Coral, escada de acesso e saída para a rua pronta e agora começa a receber iluminação, câmeras para monitoramento de segurança e sonorização.

A passagem será exclusiva para saída de passageiros, não contando com catracas ou meios de cobrança de tarifa, com seu objetivo sendo exclusivo para agilizar  a saída de pessoas para o Bom Retiro.

Quando estiver pronta, a passarela permitirá a saída rápida de passageiros na estação da Luz para a Rua José Paulino sem a necessidade de circular pela área subterrânea do complexo, agilizando o deslocamento das pessoas e diminuindo a aglomeração na plataforma central e subsolo, utilizada por passageiros das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade.

Nas redes sociais algumas pessoas perguntaram nas redes sociais da CPTM e do presidente da companhia, Pedro Moro, sobre os possíveis malefícios dessa obra, como tirar a beleza arquitetônica ou causar danos à estrutura centenária.

Em nota, a CPTM disse que a construção da nova passarela foi aprovada pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e que os tijolos removidos do muro na saída para a Rua José Paulino, serão catalogados e armazenados conforme orientação.

“A passarela metálica na Estação da Luz foi aprovada pelos órgãos de preservação de patrimônio Condephaat, IPHAN e Conpresp como instalação provisória. A previsão de liberação para circulação de passageiros é em setembro, com a conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização. 

Quando estiver em operação, a passarela funcionará apenas como desembarque da estação para facilitar o fluxo dos passageiros que utilizam as plataformas que atendem o serviço 710 e a Linha 11-Coral. Não será possível entrar na estação por essa passagem, uma vez que os bloqueios (catracas) continuam no acesso principal da estação.   

Em relação aos tijolos retirados, a companhia está fazendo um trabalho de identificação para posterior armazenamento, conforme orientação dos órgãos de proteção do patrimônio.”


Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.