O contrato prevê a fabricação de 36 trens que serão entregues entre 2023 e 2024.

Publicado: 26/07/2022

Foto: Divulgação Alstom

A fabricante de trens Alstom, iniciou a produção dos 36 novos trens da concessionária ViaMobilidade que serão utilizados nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Utilizando a fábrica em Taubaté, interior do estado de São Paulo, a empresa forneceu em apresentação para a mídia especializada em transportes, mais detalhes das composições.

Com capacidade de transportar 2.500 passageiros em um trem com oito carros, aproveitando a estrutura da Série 9000 já utilizada na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi efetuada uma “repaginada” no design do trem, fabricando composições mais leves, com menor consumo de energia elétrica, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros, o que proporciona mais conforto aos passageiros.

Essa nova frota virá com a solução de Controle Automático de Trem (ATC), que proporciona maior segurança para todos ao evitar que o trem ultrapasse os limites de velocidade determinados pelos equipamentos de sinalização ao longo da linha.

Além disso, sistema anti-incêndio será instalado, bancos nas cores das duas linhas com tamanho de largura de 440mm, mantendo o padrão empregado em outras frotas presentes no transporte metropolitanos.

Para maior conforto do maquinista, a cabine utilizará cores mais foscas, o que evita o reflexo de luz externa ou do sol, o que pode provocar o ofuscamento temporário da visão.

“É de extrema importância e satisfação para a Alstom poder continuar impactando positivamente a vida das pessoas. Projetos como esse de renovação das Linhas 8 e 9 nos orgulha e a reafirma a missão da Alstom em investir no país e saber que a empresa contribui para o fornecimento de um transporte público seguro, confiável e eficiente para os passageiros de São Paulo e seu entorno”, diz Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil.

A previsão da entrega do primeiro trem para a concessionária será em janeiro do próximo ano, com o 36º sendo entregue até fevereiro de 2024, ao mesmo tempo em que a ViaMobilidade devolverá para a CPTM parte dos trens que atualmente usa no atendimento de seus clientes.

O contrato com a multinacional foi assinado em 20 de julho do ano passado, pouco após o Grupo CCR vencer a concessão das duas linhas com oferta de outorga de R$ 980 milhões.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.