CPTM lança licitação para construção do Terminal de ônibus de Varginha

Destinado aos ônibus de linhas urbanas, o espaço será construído em anexo a nova estação de trem.

Publicado: 12/01/2022

Vista aérea da futura estação Varginha. Foto: ITechDrones

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, o edital de licitação para contratar empresa que executará as obras de construção de um Terminal de ônibus na estação Varginha da Linha 9-Esmeralda.

O novo terminal urbano ficará ao lado da nova estação de trem e a construção deste espaço faz parte de um convenio assinado entre a CPTM e SPTrans no ano de 2020.

O valor estimado para a obra é de R$ 90.827.405,69 e tem o prazo de 36 meses (três anos) para a conclusão dos trabalhos, sendo que os primeiros 24 meses são para a execução dos serviços e 12 meses da operação assistida.

Linhas de ônibus dos bairros de Jardim Varginha, Jardim Itajaí, Balneário São José, Vila da Paz, além das linhas dos bairros a oeste e sul da Avenida Teotônio Vilela, como Colônia, Marsilac, Casa Grande e Jardim Paulo Afonso, serão atendidos no local.

O escopo técnico prevê a realização de obras civis que contemplam a implantação de acesso viário ao terminal, implantação de acessos acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em conformidade aos critérios e parâmetros da NBR 9050.  Implantação de plataformas de passageiros, construção do edifício operacional, com áreas operacionais e de funcionários, construção do edifício de acesso, com bicicletário, bilheterias e passarela de acesso às plataformas.  Além de toda infraestrutura com implantação de sistemas de energia, soluções sustentáveis com captação de energia solar e aproveitamento de águas pluviais, bem como equipamentos de segurança com instalações de proteção e combate a incêndio, sistemas mecânicos e de utilidades, eletrônicos para tecnologia da informação, entre outros. 

A licitação será realizada em 23 de março e até a primeira quinzena de maio será assinado o contrato formalizando a contratação.

Já a estação Varginha de trem está orçada em quase um bilhão de reais (975 milhões de reais), incluindo a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e com os trabalhos retomados, tem previsão de ser entregue até o final de 2022.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

  1. EDVALDO FERREIRA COSTA

    Mais uma promessa vivemos de promessa uma obra que eta pra ser entregue em 2010 que se arrasta ate hoje so com promessa vivem enganando a população do extremo sul aonde nessessitamo de transportes uma comunidade esquecida por varios políticos que so aparecem so na epoca das eleições

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading