Apesar da concessionária ainda não ser responsável de maneira oficial, os trens passaram a ser operados por funcionários da concessionária, com quatro avanços de sinal vermelho, abertura de portas do trem no lado e carga de trabalho acima do ideal põe em risco o transporte ferroviário.

Publicado: 03/01/2022

Foto: Ricardo Guimarães

Os funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na função de maquinistas deixaram de operar trens nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em 27 de dezembro de 2021, com a responsabilidade de conduzir os trens no dia seguinte 28, sendo assumida por operadores da concessionária ViaMobilidade.

Entretanto com apenas seis dias destas tarefas compreendendo o período entre 28 de dezembro e 2 de janeiro, pelo menos quatro falhas graves na condução dos trens resultaram inclusive em danos materiais de equipamentos de via e colocaram em evidencia erros de procedimento que podem terminar com riscos de acidentes aos passageiros e próprios funcionários.

Nos dias 28, 29 e 31 de dezembro e nesse domingo, 2 de janeiro, maquinistas no ato de operar trens nas duas linhas (8 e 9), acabaram por avançar sinal vermelho e em duas destas situações, trilhos foram danificados e causando alterações no atendimento a população, refletida na circulação com maiores intervalos para a execução dos trabalhos de manutenção.

Em 29 de dezembro, os danos resultantes da ação indevida, deixaram a operação com maiores intervalos e via singela entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda por quase duas horas.

Além disto, maquinistas da concessionária tiveram um treinamento em tempo inferior ao que a CPTM destina a estes mesmos trabalhadores, que pode variar de seis meses até um ano, mas na concessionária este tempo está reduzido, mostrando uma certa “pressa” do Governo do Estado de São Paulo no processo de transição/privatização das duas linhas.

Existem relatos que alguns maquinistas precisam lidar com uma jornada de 12 horas seguidas de trabalho em dias consecutivos, sem a devida rendição ou revezamento na troca de trens quando chegada a estação final. Junto a isto, existem datas onde o número de operadores de trem é inferior ao necessário ou beirando o limite para tal, também causando sobrecarga e pressão excessiva aos trabalhadores.

É importante ressaltar que além das 12 horas de trabalho, pode ser incluída no dia o tempo de deslocamento de ida e volta do serviço, onde dependendo da distancia a ser percorrida do trabalho até o local de moradia, pode comprometer o tempo estimado de sono diário ideal que varia entre sete a nove horas por dia, para um melhor rendimento ao acordar, uma vez que a privação do sono ideal pode resultar em problemas de memória, de déficit de atenção ou cansaço.

Pressão essa que podem resultar e equívocos como o ocorrido na estação Lapa da Linha 8-Diamante neste dia 1º, quando as portas do trem na estação foram abertas do lado errado, felizmente sem acidentes ou queda de passageiros nos trilhos.

Apesar de uma certa confusão que pode ser causada, oficialmente a ViaMobilidade  assumirá as operações de todo o sistema nas linhas concedidas em 27 de janeiro de 2022, durante evento oficial, mas nas estações maquinistas e corpo de brigadistas e seguranças já são da concessionária, mas até a data em questão, a CPTM é quem responde por quaisquer questionamentos a respeito da conduta operacional ou derivados. Razão esta em que questionamos a companhia sobre estes problemas, com duas respostas podendo ser lidas logo abaixo.

Para os dois primeiros fatos, a CPTM respondendo em nome da concessionária, enviou notas explicando os episódios apenas como “falhas de equipamento de via”, sem sequer citar a questão dos erros de operação.

Leia abaixo a nota sobre 28 de dezembro, esta enviada quando o problema na linha ainda acontecia:

“Por volta das 05h50 desta terça-feira (28/12) um equipamento de via foi danificado nas proximidades da Estação Ceasa da Linha 9-Esmeralda.

Os trens estão operando com velocidade reduzida entre os trens entre as estações Villa-Lobos – Jaguaré e Osasco. No restante da Linha a circulação é normal e não há interferência nos intervalos médios programados.

As equipes de manutenção estão atuando para solucionar a falha o mais rapidamente possível.”


A seguir a nota sobre o fato de 29 de dezembro:

“Em virtude de uma falha em equipamento de via nas proximidades da estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante da CPTM, ocorrida na quinta-feira (29/12), os trens circularam com maiores intervalos entre as estações Palmeiras Barra Funda e Júlio Prestes, das 11h56 às 13h26.

As equipes de manutenção atuaram e solucionaram a falha, sem comprometer o intervalo programado para a linha.”


OBS: As imagens da matéria são meramente ilustrativas.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

4 comentários »

  1. 44 horas semanais, sem receber periculosidade para mecher nos equipamentos elétricos dos trens (segundo a concessionária os equipamentos são de baixa tensão) mas os trens são alimentados com 3.000v, o sindicato da Sorocabana não aparece para representar os maquinistas! Eles seguem sem direitos conquistados pela categoria, e altas cargas horárias.

    Curtir

  2. Agora estamos ferrado já não presta está empresa e terceiro trabalhando agora que vai morrer gente nestes estação e pode guardar o que eu estou falando terceiro e sucateamento da mão de obra barata

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.