Confronto entre grupos organizados que torcem para o Palmeiras e São Paulo aconteceu na estação Presidente Altino.
Publicado: 18/11/2021
“Torcedores” do Palmeiras e São Paulo protagonizaram uma briga generalizada na estação Presidente Altino das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda na noite desta quarta-feira, 17 de novembro de 2021.
Não é certo se o grupo de marginais combinou o encontro ou foi uma emboscada promovida por uma das partes, mas o confronto começou dentro do trem, inclusive com passageiros ficando no meio do fogo cruzado de paus, pedras, tijolos, rojões e bomba caseira.
Em um dos vídeos é possível ouvir um dos vigilantes dizer que protegeu uma senhora de idade se colocando por cima dela.
Veja abaixo:
O trem teve que ser interditado e evacuado pois bombas caseiras que não se detonaram estavam espalhadas, colocando em risco funcionários da companhia e passageiros.
Com base no sangue dentro do trem e relato de testemunhas, várias pessoas ficaram feridas.
Um dos motivos que proporcionam ações como essas nos trens da CPTM, é que a companhia na sua atual gestão abandonou o sistema de segurança especial para dias de jogos, onde havia um reforço na segurança e um acompanhamento destas agremiações de “torcedores” em direção ao local das partidas e na volta após o jogo.
Nestas ações inclusive o líder do bando de torcedores era responsabilizado caso algum ato de vandalismo ou outro tipo de problema ocorresse.
Outro agravante é a diminuição nos agentes de segurança ferroviária, os chamados PFs que vem se aposentando seja por idade ou por meio do PDV (Programa de Demissão Voluntária) criada na administração atual do Governo do Estado que “incentiva” a demissão de colaboradores de todas as áreas sem haver a devida reposição, aumentando a defasagem no quadro de funcionários.
Veja abaixo vídeos que estão circulando nas redes sociais:
Por meio de nota, a CPTM confirmou o ocorrido e informou que havia acompanhamento dos torcedores, o que em teoria não vem acontecendo de forma mais ostensiva como explicamos acima. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e que a Polícia investiga o caso.
“Na noite desta quarta-feira (17), por volta das 23h30, houve um confronto entre torcedores do Palmeiras e do São Paulo na linha de bloqueios e plataforma da estação Presidente Altino, da Linha 9-Esmeralda da CPTM. A equipe de segurança da companhia que estava acompanhando o deslocamento da torcida pelo sistema atuou para dispersar os torcedores e foi solicitado reforço da Polícia Militar. Duas pessoas foram encaminhadas à unidade hospitalar da região.
Durante a ocorrência foram registrados danos patrimoniais.
A ocorrência foi registrada no 5º DP de Osasco. A CPTM colabora com as investigações do caso e disponibiliza as imagens à delegacia especializada que apura crimes cometidos por torcedores.”
Vídeos: Reprodução Redes Sociais
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/
Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/