Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santos, Goiás e Bahia parte dos motoristas interromperam o transporte de combustíveis. Publicado: 21/10/2021 Caminhoneiros de pelo menos seis estados que atuam no transporte de combustíveis, os chamados tanqueiros, iniciaram uma greve nesta quinta-feira, 21 de outubro de 2021, para protestar contra o preço do diesel e os recentes aumentos. Os grevistas […]
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santos, Goiás e Bahia parte dos motoristas interromperam o transporte de combustíveis.
Publicado: 21/10/2021
Foto: Divulgação SindTanque
Caminhoneiros de pelo menos seis estados que atuam no transporte de combustíveis, os chamados tanqueiros, iniciaram uma greve nesta quinta-feira, 21 de outubro de 2021, para protestar contra o preço do diesel e os recentes aumentos.
Os grevistas reclamam também do valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que estariam simbolizando “a morte do frete” devido aos altos valores que estes trabalhadores precisam desembolsar.
Os principais pontos de greve são os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas em São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Goiás também tem pontos de paralisação.
Na visão do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais, caso o movimento continue por mais um dia, existe o risco de acontecer um desabastecimento nos postos das cidades que estiverem com estoques baixos de combustíveis.
Em 1º de novembro está programado uma greve ainda maior, organizada pela Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores) que além de pedir a diminuição no valor dos impostos federais e estaduais, querem uma revisão de reajuste na política de preços da Petrobras.
Em São Paulo, o diretor-executivo do Procon, Fernando Capez, disse ao programa Brasil Urgente que a entidade está de olho de postos de combustíveis que em razão da greve, possam vir a “segurar” a venda e o seu estoque para depois vir a vender por um preço mais alto.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.