diariodostrilhos@gmail.com

Conferimos como está a limpeza de banheiros do transporte

Publicado: 31/03/2020

Em parceria com o Diário do Transporte, verificamos banheiros de algumas estações e suas condições para uso em meio a crise do coronavírus.

Foto; Diário dos Trilhos
Banheiro masculino da Estação Sé do Metrô. Foto: Diário dos Trilhos

No ultimo dia 28 de março verificamos as condições de banheiros masculinos em estações do Metro e da CPTM, agora que medidas de intensificação na higiene de vários locais estão em vigor para evitar a transmissão do coronavírus.

Ao todo, verificamos sete banheiros com 4 na Linha 7-Rubi da CPTM (Luz, Vila Aurora, Franco da Rocha e Francisco Morato) e 3 no Metrô nas estações da região central (Luz, São Bento e Sé), e na principal estação do Metrô a pior condição foi a encontrada. Veja abaixo como estava cada um dos locais verificados.

CPTM

Nas estações Vila Aurora e Franco da Rocha, os banheiros estavam higienizados e é notado que passam por limpeza com certa freqüência. Em ambos, papel toalha, papel higiênico e sabão liquido estavam a disposição para uso. Locais aprovados.

Banheiro masculino da estação Vila Aurora da Linha 7-Rubi. Foto: Diário do Transporte

Na estação de Francisco Morato o banheiro estava limpo, bem higienizado e um funcionário fica de “plantão” na entrada provavelmente para manter a limpeza contínua do local. Entretanto por ser ainda estrutura de uma estação provisória, as torneiras são convencionais e a distancia entre a pia para lavar as mãos e os mictórios é minima, quando deveria ser maior. Outro detalhe é que no momento de uso, não havia papel toalha ou papel higiênico disponível.

Apesar de no momento não haver papel toalha, secadores por vapor estavam funcionando. Foto: Diário do Transporte

Na estação da Luz, uma das que tem o maior fluxo de pessoas, os banheiros estavam limpos e com todos itens a disposição (sabão, papel toalha, papel higiênico e torneiras com botão de acionamento), entretanto uma pia estava quebrada, com um pedaço de madeira a isolando.

Pia quebrada na estação Luz. Foto: Diário do Transporte

METRÔ

No Metrô também na estação Luz, foi visitado o sanitário masculino da Linha 4-Amarela, e o mesmo estava em boa condição de uso, exceção do espelho sujo e um detalhe curioso do porta papel higiênico estar lacrado com um cadeado, provavelmente para inibir o furto do item de higiene pessoal, um problema alheio a ação da empresa que administra o sistema.

Banheiro da Linha 4-Amarela na estação Luz, com um cadeado para evitar furto. Foto: Diário do Transporte

Já na estação São Bento da Linha 1-Azul, o banheiro que fica na plataforma sentido Jabaquara logo após a linha de bloqueios, estava impecável, aparentemente também higienizado a pouco tempo. Tudo que é básico para seu uso estava disponível para o passageiro. O local possui dois vasos sanitários devidamente separados.

Banheiro masculino na estação São bento da Linha 1-Azul. Foto: Diário dos Trilhos

Na estação das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, dentre todos locais visitados, de longe o pior encontrado. Papel higiênico faltando, havendo somente um do lado de fora dos box com o vaso sanitário, o que não tem muita lógica de você ter que sair para pegar o papel e retornar ao box para usar. Também tinha em alguns pontos no chão papel usado e o papel toalha também não estava disponível. Aliado a isto, mesmo com o sabão liquido para uso, muita água estava no chão e a cada passagem de pessoa, o piso ficava mais sujo.

Outro problema foi nos sanitários com a ausência de válvulas de proteção para acionar as descargas, urina no chão e em volta do vaso e sujeira.

Procurados pela reportagem conjunta, o Metrô e a CPTM se posicionaram comentando os problemas encontrados:

Resposta do Metrô

O Metrô intensificou as medidas de higienização dos trens e estações, com ampliação da frequência de limpeza de assentos, pisos, corrimãos, maçanetas, entre outros componentes, com álcool 70% ou solução de água sanitária, desinfetante e bactericidas nos banheiros.
A manutenção dos banheiros é constantemente monitorada e passam por higienização e reposição de materiais e de peças vandalizadas diversas vezes ao dia. Contamos com a colaboração dos usuários com a higiene e organização do local. O caso citado é pontual e já resolvido.


Resposta da CPTM

A cuba do banheiro da Estação da Luz foi vandalizada e a CPTM já iniciou processo de compra de uma nova. Considerando as restrições do comércio durante a quarentena para combate ao COVID-19, a previsão é que o reparo seja concluído na segunda quinzena de abril. A equipe de manutenção irá melhorar a sinalização para o passageiro, que poderá lavar as mãos nas demais três pias do banheiro em funcionamento.

A CPTM lamenta a ação de vândalos que prejudica os passageiros e traz prejuízo ao patrimônio público e pede que atitudes suspeitas sejam denunciadas pelos canais de atendimento:  
1. SMS-Disque Denúncia para o celular 9 7150-4949. Funciona 24h por dia.
2.    O Whatsapp pelo número 9 9767-7030, para os passageiros enviarem vídeos, fotos e mensagens de texto.
3.    A Central de Atendimento que atende pelo 0800 055-0121.


Infelizmente apesar dos problemas encontrados, alguns podem ser evitados facilmente com a colaboração do passageiro, em especial evitando o furto e vandalismo dos locais que muitos precisam usar todos os dias ou quando passam por um momento de mais urgência em suas necessidades fisiológicas.



Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: