Veículo chegou no aeroporto e já foi posicionado nos trilhos.
Publicado: 27/05/2024
A Marcopolo Rail, divisão ferroviária da fabricante nacional, entregou na última sexta-feira, 24 de maio, o segundo trem da frota que irá compor o aeromóvel do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A composição de um lote total de três, foi encarrilhada, ou seja, colocada nos trilhos perto da estação de integração com a CPTM, após ser entregue pela sua fabricante, a Marcopolo.
Veja a seguir um vídeo deste novo trem.
O aeromóvel (chamado também de people mover) foi tirado do papel como uma forma de completar a conexão entre os terminais do aeroporto e o sistema de trens na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no lugar dos atuais ônibus, alvo de críticas pelo tempo de viagem e a comparação negativa em relação aos principais aeroportos pelo mundo.
Seu trajeto total da linha será realizado em seis minutos com quatro paradas. Veja abaixo quais são:
– Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade);
– Terminal 1;
– Terminal 2;
– Terminal 3.
A projeção é de atender aproximadamente 50 mil pessoas por dia, somados os dois sentidos de viagem, transportando até 200 pessoas por trem.
Para isto está sendo investido mais de R$ 270 milhões de reais por parte da concessionária administradora do Aeroporto Internacional, a GRU Airport, além de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado, como a isenção total de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras até a sua entrega, prevista para acontecer até o final do segundo semestre de 2024.
O atendimento será 24 horas por dia, visando atender inclusive passageiros que utilizam voos durante a madrugada e também aos trabalhadores do aeroporto, usuários dos atuais ônibus de conexão que ficam lotados em horários de maior movimento.
Os trens vão contar com um sistema informativo integrado ao aeroporto, exibindo aos passageiros os paineis de chegadas e partidas de voos, além de possuir Wi-Fi, ar-condicionado e espaço para a acomodação de malas e outras bagagens.
Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com




