Após oito anos trem reformado do Metrô entra em funcionamento

Composição passou vários anos em pátio da companhia sendo canibalizado para suas peças servirem outros trens.

Publicado: 16/11/2023

O Metrô de São Paulo colocou em operação neste feriado de 15 de novembro de 2023, o último trem da Frota L, reformado/modernizado que estava há oito anos parado.

O trem de prefixo L30, foi entregue para atendimento aos passageiros na manhã desta quarta na Linha 1-Azul, atendendo entre as estações Jabaquara e Tucuruvi.

Essa composição faz parte do contrato do Metrô de modernizar a sua frota iniciado no final de 2008 com investimentos do Governo do Estado, o trem da imagem foi um dos que passaram pelo processo no ano de 2015.

Neste mesmo ano foi entregue para a companhia, mas nunca entrou em operação, permanecendo longos oito anos servindo de estoque para a empresa, onde suas peças e similares eram retirados gradualmente para atender as necessidades do setor da manutenção.

Isto acontecia em razão da falta de peças reservas para repor a frota, resultando no processo de canibalismo do L30.

No começo deste ano os componentes retirados começaram a ser recuperados e instalados de volta, permitindo agora o seu funcionamento pleno, contando assim como os outros trens, painel de led avisando as estações, ar-condicionado, bancos em pintura nova, entre outras melhorias.

No processo de reforma dos trens antigos que atendiam as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, houve o aproveitamento de parte do trem, especialmente a sua estrutura de aço, mas os sistemas hidráulicos, elétricos, competentes e todo o seu interior são novos, inclusive o incremento do ar-condicionado, que não existia nas versões antigas desses trens,

Veja a seguir um vídeo mostrando as primeiras horas de funcionamento do L30.

Foto e vídeo: Bruno Silva/Trilhos que Movem SP

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Um comentário

  1. fake news

    e já está apresentando falhas no Ar condicionado e na abertura de algumas portas, PARABÉNS

Deixe uma resposta

%d