ViaMobilidade afirma ter recebido trens da CPTM estavam com peças inadequadas para o ar-condicionado

Por conta disso, o funcionamento dos equipamentos é prejudicado resultando em desconforto aos passageiros.

Publicado: 13/11/2023

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos em São Paulo, divulgou nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, uma nota para alguns veículos da imprensa atribuindo parte dos problemas no funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado dos seus trens a ações executadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

No comunicado, a ViaMobilidade diz que até agosto de 2022 concluiu o primeiro ciclo de revisão dos equipamentos dos trens, incluindo a limpeza técnica e manutenção corretiva destes aparelhos, mas neste ano de 2023, ao revisar uma parte a frota de trens da Série 7000 e 7500 enviadas para a empresa e atender as linhas 8 e 9, foi constatado o uso de peças inadequadas.

Ao menos 320 válvulas de by-pass que regulam a temperatura dos equipamentos em cada carro de passageiros (vagão) foram instaladas pela CPTM fora das especificações técnicas do fabricante (CAF), portanto, seriam ou peças paralelas no mercado ou diferente das originais. O resultado disso são trens com ar inoperante, funcionando mais quente que o normal, ou gerando desconforto aos passageiros.

Em paralelo a essa alegação, nas redes sociais nesta segunda (13), várias queixas mencionam ar-condicionado desligado ou inoperantes em trens das duas linhas.

A ViaMobilidade também pontua ter feito a encomenda de 700 peças originais com o fabricante dos trens para resolver este problema e no início de 2024, deverá iniciar a substituição. Leia a seguir a nota da concessionária.

A ViaMobilidade assumiu a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em janeiro de 2022. Em agosto de 2022, concluiu o primeiro ciclo de revisão, limpeza técnica e manutenção corretiva dos aparelhos de ar-condicionado nos trens que operam nas linhas. Neste ano, um segundo ciclo de manutenção foi iniciado e já conta com mais de 60% do trabalho executado.

Durante esse segundo ciclo de manutenção, os técnicos identificaram em parte dos 848 aparelhos instalados nos trens das séries 7000 e 7500 a presença de 320 válvulas de by-pass diferentes da especificada pelo fabricante. Essas válvulas têm a função de regular a temperatura de 23°C programada para os aparelhos. Nos testes, porém, foi verificado que as válvulas não estão funcionando conforme o esperado, resultando em oscilações no controle da temperatura dos aparelhos, que em alguns casos são desligados automaticamente durante a operação.

Para solucionar o problema, a ViaMobilidade encomendou 700 peças do modelo original, com prazo de entrega no início de 2024. As substituições das válvulas já começaram com a utilização de dispositivos já mantidos em estoque. A conclusão do trabalho, feita por equipe de 24 profissionais da equipe de manutenção, está prevista para abril de 2024. Com a troca, os aparelhos voltam a operar de acordo com os padrões originais de fábrica, corrigindo as instabilidades de temperatura.

As observações sobre temperatura recebidas nos canais oficiais da ViaMobilidade são enviadas para área técnica e o trem é recolhido para manutenção após o horário de pico para avaliação.”

Como a empresa atribui para a CPTM responsabilidade de peças em equipamento de trens cedidos, o site questionou também a estatal. Também em nota, explicou ter entregue todos os trens em pleno estado de funcionamento dos aparelhos de ar-condocionado, algo confirmado pela concessionária em auditoria.

“A CPTM esclarece que os trens foram entregues à ViaMobilidade com os aparelhos de ar-condicionado em pleno funcionamento. Situação confirmada pela auditoria independente realizada nas composições e informada na data em que foram cedidas à empresa.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

7 Comments

  1. ANDERSON ALESSANDRO OLIVEIRA ARAUJO

    … e só depois de um ano a VM vem reclamar disso… Daqui a pouco vão dizer também (se não já fizeram) que os descarrilamentos e constantes falhas nos trens são culpa da CPTM que sucateou todo o sistema… Pra mim, isso é desculpa esfarrapada; qual pessoa que, ao comprar um carro usado, não vai fazer um check-up minucioso? No primeiro sinal de defeito ou algo anormal, “quero não, obrigado”, hein?

  2. Denis

    O engraçado, que o tempo que eu faço o trajeto jandira zona sul, utilizando as duas linhas de segunda a sexta, NUNCA vi um carro se quer sem ar condicionado. Agora, o difícil é ver um carro com o ar funcionando…. é desumano, num calor de 37 graus em São Paulo, em.horario de pico o ar desligado ou inoperante. Esse é o resultado da incompetência.

  3. Rogério Calazans

    Pura safadeza, os trens foram todos revisados e entregue funcionando tudo, isso é falta de manutenção, só visam lucro, ja estão operando a mais de 20 meses, agora tudo que deixam de fazer (manutenções) vem com essa tramóia em falar que receberam assim.#foraviacalamidade

    1. Gracenor

      E só agora seus técnicos e engenheiros viram isso?
      É melhor dizer que não tem competência técnica não tem mão de obra que fica mais bonito.

  4. Willian roberto souza prado

    É muita incompetência dessa empresa!!Só lembrando que a chefia da ccr nas linhas 8 e 9 São os mesmos que eram chefes na cptm! Tenho 28 anos na cptm e não aceito dizer que nas nossas manutenções não tem qualidade!
    As linhas 8 e 9eram modelo de confiabilidade das 6 linhas.
    Se tivessem mantido uma equipe de manutenção qualificada, os serviços continuariam com a mesma qualidade!!

  5. notícia quente

    Agora que reclamamos eles falam isso? Me poupe, não queremos desculpas, EXIGIMOS RESPEITO.

  6. Gutemberg Mattos

    Hoje dia 16/11/2023,
    Trens da linhas 8 e 9 continuam operando sem ar condicionado,com essa onda de calor, e um completo desrespeito com a população, alguém precisa fazer alguma coisa

Deixe uma resposta

%d