Projeto inicial prevê atendimento na região da São Bento, Sé e Pátio do Colégio.
Publicado: 08/11/2023
A Prefeitura de São Paulo vai retomar estudos do projeto para criação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região central da cidade, visando atender pontos turísticos.
A Portaria SGM 185 publicada nesta quarta-feira, 8 de novembro de 2023, dá mais um passo nesta intenção, formando um grupo de trabalho com a finalidade de “promover discussões e formular propostas sobre a Implementação do Sistema de Transporte do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro de São Paulo.”
No documento a prefeitura explica que a cidade possui 12 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso da América do Sul e fazendo parte de um esforço para revitalizar o centro e atrair empresas públicas, secretarias e investimentos para a região, visando criar novos espaços de interesse.
Neste meio o VLT será um elemento de transformação urbanística, algo parecido com o implantado no Rio de Janeiro, com um sistema deste atendendo pontos importantes e passando pela região central.
Este grupo de trabalho terá as seguintes tarefas:
I – Elaborar de maneira integrada um plano de implementação do VLT da região central de São Paulo, destacando as atribuições de cada Secretaria e ou empresa participante e apresentando o cronograma de atividades;
II – Elaborar propostas e alternativas para execução dos projetos e obras necessárias, bem como para a operação do VLT;
III – Apresentar propostas de contratação de estudos de demanda, de receitas acessórias e de receitas oriundas de ativação imobiliária;
IV – Coordenar estudos de integração do VLT com os sistemas de transporte públicos municipal e estadual;
V – Apresentar propostas para execução de estudos de integração tarifária do futuro VLT com o Bilhete único municipal;
VI – Elaborar plano de financiamento para projetos, obras e sistema de operação/manutenção do VLT.
Em São Paulo conforme matéria do site Metrópoles no final do ano passado, a ideia começou a ser formulada quando apresentada ao prefeito Ricardo Nunes, ainda sem um custo estimado com um traçado inicial contemplando o chamado “Triângulo Histórico”, passando pelo Páteo do Colégio, São Bento, junto da Prefeitura, Largo São Francisco e perto da Praça da Sé ou pelo meio dela.
O grupo de trabalho será formado por dez servidores públicos e tem um prazo de seis meses a partir da primeira reunião para apresentar os primeiros resultados dos estudos.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com
Prefeitura de São Paulo volta a estudar linha de VLT no centro da cidade
