Vítima solicitou ajuda de seguranças na estação Tatuapé que prestaram o atendimento.
Publicado: 20/10/2023
Um homem foi detido por agentes de segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta quinta-feira, 19 de outubro de 2023, após ato de importunação sexual contra mulher em trem da Linha 12-Safira.
Era por volta das 07h30 quando o trem ao chegar na estação Tatuapé, a vítima já constrangida pela situação pediu ajuda após ser abordada pelo suspeito no interior da composição.
A mulher foi atendida e levada para uma sala do Espaço Acolher e a pessoa apontada como a autora do ato, conduzida para outra sala operacional onde foi mantido até o reforço na segurança chegar.
Em nota, a CPTM disse lamentar o caso e informou ter encaminhado o apontado como autor do delito e vítima para a 5ª Delegacia da Mulher, onde o Boletim de Ocorrência foi registrado.
“A CPTM lamenta que uma passageira tenha sido vítima de importunação sexual na manhã desta quinta-feira (19/10), que por volta das 07h30, solicitou auxilio de vigilantes da Estação Tatuapé por ter sido abordada por um homem dentro de um trem da Linha 12-Safira.
A vítima foi atendida no Espaço Acolher localizado na estação. O infrator foi detido e conduzido à sala operacional. Ambos foram encaminhados à 5ª Delegacia da Mulher, em veículos separados, onde foi registrado BO por importunação sexual. Foi a primeira vez que o agressor foi detido dentro da CPTM por esse crime. A companhia vai colaborar com a investigação policial, inclusive, com o resgate de imagens do trem e da estação.”
A companhia destacou também que realiza com frequência ações de conscientização e treinamento de seus funcionários para auxiliar passageiras e combater essa prática. Até setembro deste ano, registrou 74 casos, com 62 deles sendo atendidos no Espaço Acolher.
“A CPTM realiza ações e campanhas de conscientização aos passageiros e treinamentos para os colaboradores, em prevenção e combate a crimes de importunação sexual. Os trens e estações possuem câmeras de monitoramento que podem auxiliar na identificação e abordagem de autores, de maneira a coibir a circulação no sistema novamente. Além disso, desde março de 2020, a companhia possui o Espaço Acolher em 33 estações das cinco linhas, que oferece atendimento humanizado e privativo a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da empresa.
Entre janeiro e setembro de 2023 a CPTM registrou 74 casos de importunação sexual em seus trens e estações, sendo que 62 deles, ou 83% do total, foram atendidos no Espaço Acolher. Do número total, 63 casos foram encaminhados à autoridade policial.
Já em 2022, a CPTM registrou 113 ocorrências de importunação sexual em seus trens e estações, sendo 64,5% (73) assistidas no Espaço Acolher. Em 101 delas, o infrator foi identificado e encaminhamento ao DP e 37 ficaram detidos.”
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com
Homem é detido por importunação sexual em trem na Linha 12-Safira da CPTM

[…] o site Diário dos Trilhos, o ato foi registrado por volta das 07h30, quando a vítima chegou constrangida na estação […]
[…] o site Diário dos Trilhos, o ato foi registrado por volta das 07h30, quando a vítima chegou constrangida na estação […]