CPTM registrou 18 situações de furto de cabos e vandalismo somente em setembro

Ações interferem no atendimento aos passageiros de cinco linhas, resultando em falhas e maior tempo de viagem.

Publicado: 16/10/2023

Os atos de vandalismo e furto de cabos afetam a circulação dos trens sempre que registrados, de diferentes formas e prejudicando a vida do passageiro. Apenas no mês de setembro de 2023, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registrou 18 ações deste tipo.

O maior número delas foi de furto de cabos de energia ou sinalização, com 15 ocorrências em trechos das cinco linhas que administra, a 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Já as outras três são de dano ao patrimônio, como apedrejamento de trens, estações ou pichação, e também resultam em transtornos.

Em todas essas situações  um Boletim de Ocorrência registrado para as autoridades policiais investigar estes crimes e para combater os furtos e vandalismo, a CPTM afirma investir em segurança como por exemplo, inaugurar a “Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial e adquiriu 160 bodycams e, desde 2019, conta com a atuação de policiais militares por meio da DEJEM em trens e estações. Além disso, a empresa reforçou o patrulhamento ostensivo e preventivo nos trens, com rondas 24 horas por dia em todo o sistema e conta com a participação das polícias Militar e Civil, e das prefeituras dos 18 municípios atendidos pela companhia para eliminação de pontos vulneráveis em trechos próximos às vias.”

Em setembro inclusive policiais prenderam duas pessoas que ao tentar furtar cabos, resultaram em uma falha que paralisou parte da Linha 12-Safira, danificando dois trens.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/09/19/duas-pessoas-sao-presas-por-furto-de-cabos-e-danos-em-um-trem-da-linha-12-safira/

Entre ações que visam diminuir o vandalismo, a CPTM investiu R$ 173 mil em películas que impedem riscos e arranhões nos vidros de janelas e portas dos trens, realizados por passageiros geralmente usando um objeto metálico como chaves, buscando escrever algo ou desenhar nesta superfície.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/09/21/cptm-investe-r-173-mil-em-pelicula-anti-vandalismo-em-seus-trens/

Para diminuir os casos de furto ou vandalismo, a companhia pede também a colaboração dos passageiros que podem denunciar por meio de telefone ou whatsapp.

“Em setembro de 2023, a CPTM registrou 15 ocorrências de furtos de fios e cabos e três casos de vandalismo – como apedrejamento, dano ao patrimônio, dano ao trem, estações e pichação (estação, muro, outras dependências). Em todos os casos foram registrados Boletins de Ocorrência.

A sociedade também pode contribuir no combate a esses crimes. Qualquer atitude suspeita, pode ser denunciada pelo telefone 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030 – não é necessário se identificar e o anonimato é garantido.”


Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Um comentário

  1. Ferroviário

    Vamos esperar a polícia ter a mesma vontade e dedicação na apuração desses vandalismos na linhas públicas que ela teve com a linha privada.

Deixe uma resposta

%d