Metro afirma ser pego de surpresa por greve neste feriado (12)

As linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata estão paralisadas.

Publicado: 12/10/2023

O Metrô de São Paulo disse ter sido uma surpresa a greve iniciada por volta das 10h30 desta quinta-feira, 12 de outubro de 2023, que afeta a operação de quatro linhas do sistema.

Até o meio dia e meio, hora que essa matéria foi publicada, três linhas estão totalmente paradas e uma com velocidade reduzida, podendo parar a qualquer momento.

Veja a seguir como está a operação.

Linha 1-Azul paralisada em toda a sua extensão.
Linha 2-Verde circula com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
Linha 3-Vermelha paralisada em toda a sua extensão.
Linha 15-Prata paralisada em toda a sua extensão.

A circulação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ViaQuatro e ViaMobilidade é normal para um dia de feriado.

O Sindicato dos Metroviários afirma que as punições aplicadas a trabalhadores por se recusarem a executar tarefas que não são de suas funções seria o motivo da greve.

A categoria pede inclusive a demissão de um diretor apontado como o responsável pelas penalidades aplicadas aos trabalhadores.

Em nota, a companhia afirma ter sido pega de surpresa, sem qualquer diálogo para buscar uma solução para o problema. Leia a seguir a nota na íntegra.

“O Metrô foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (12), sem qualquer aviso prévio, por uma ação do Sindicato dos Metroviários, que mais uma vez prejudica a população com pautas de interesse próprio e sem diálogo.

A ação, que impacta o funcionamento regular das linhas administradas pelo Metrô, Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, é um protesto a uma advertência por escrito dada pelo Metrô a 5 operadores de trem em virtude da negativa reiterada destes cinco profissionais de desempenhar as suas atribuições. Eles se negam a participar da formação e da aula prática ofertada a outros empregados que estão sendo treinados para a função de operação de trem, procedimentos que fazem parte da rotina dos metroviários.

Vale ressaltar que a advertência não implica em suspensão ou demissão e que não há sequer impactos na remuneração. A advertência, por ora, cumpre apenas o seu papel de dar aos funcionários a oportunidade para que corrijam a conduta faltosa.

A advertência também pode ser questionada pelos empregados, se assim desejarem, na via administrativa ou judicial, o que não prejudicaria os passageiros. Esse protesto liderado pelo Sindicato da categoria mais uma vez é utilizado para ameaçar a empresa e deixa a população que depende do transporte refém de seus próprios interesses.

O Metrô estuda medidas legais que podem ser tomadas por conta de uma paralisação que prejudica a população sem aviso prévio. As linhas concedidas, permanecem com operação regular e sem risco de paralisação.”


Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

%d