Presidente do Sindicato dos Metroviários questiona fala de Tarcísio sobre a greve

Governador afirmou que o ato é político e que realiza somente estudos de privatização, mas Camila Lisboa questiona isto uma vez que o leilão da Linha 7-Rubi está marcado.

Publicado: 03/10/2023

Com a paralisação de 24 horas em andamento que interrompeu o atendimento de nove linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nesta terça-feira, 03 de outubro de 2023, o governador Tarcísio de Freitas, convocou uma coletiva de imprensa onde se pronunciou sobre o movimento.

Como este site mostrou, o governador retirou a greve como um ato político, visando interesses próprios e penalizando a população. Ainda disse continuar com os estudos para privatizar linhas, seguindo os processos legais para isto.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/10/03/tarcisio-critica-greve-classificando-como-abusiva-e-ressalta-que-somente-linhas-privadas-estao-funcionando/

Do outro lado, representando os trabalhadores especialmente do Metrô, Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários, questionou as afirmações do governador, destacando observações diferentes do assunto.

Segundo ela, enquanto Tarcísio afirma existir procedimentos para estudos da concessão no transporte, ele ou estaria “fazendo confusão ou mentindo”, pois não cita o edital de privatização da Linha 7-Rubi já em andamento, com leilão marcado para 29 de fevereiro do próximo ano.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/09/29/linha-7-rubi-sera-privatizada-em-29-de-fevereiro-de-2024/

Inclusive a possibilidade da concessão de todas as linhas das duas empresas estatais é o fundamento principal da greve, uma vez ser requisitado pelos sindicatos do setor de ferrovias e de metrô, o cancelamento deste edital e a consulta da população por meio de um plebiscito com os passageiros e assim tomar a opinião da maioria sobre se aceitam ou não a privatização.

As transferências com a Linha 3-Vermelha, na Barra Funda, e com a Linha 1 Azul, na Luz, continuam fechadas. Já as integrações da Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela estão abertas.

E as linhas administradas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, a 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, funcionam normalmente seguindo a operação programada para o dia de hoje.

Veja a seguir como está a operação:

Linha 1-Azul – PARALISADA
Linha 2-Verde – PARALISADA
Linha 3-Vermelha – PARALISADA
Linha 7-Rubi – Atendimento entre as estações Luz e Caieiras.
Linha 10-Turquesa – PARALISADA
Linha 11-Coral – Atendimento entre as estações Luz e Guaianases.
Linha 12-Safira – PARALISADA
Linha 13-Jade – PARALISADA
Linha 15-Prata – PARALISADA

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

%d