Obra é a nova ligação entre as estações Consolação e Paulista.
Publicado: 20/09/2023
O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 20 de setembro de 2023, o aviso da licitação 10018472 visando contratar serviços de fiscalização e supervisão das obras de novo túnel na região da Avenida Paulista.
Será uma nova passagem para ampliar a conexão entre as estações Consolação da Linha 2-Verde e Paulista da Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.
O objetivo principal é criar uma nova rota e desafogar a atual passagem que no horário de pico não suporta a demanda de pessoas, diminuindo a velocidade e aumentando o tempo de permanência no caminho entre as duas estações.
O resultado selecionando a empresa que além de supervisionar deverá também acompanhar o trabalho, está marcado para 19 de outubro às 10h em uma sessão pública.
Para este trabalho construtivo a modalidade selecionada para construção será o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) onde primeiro se escava na vertical até a profundidade estabelecida no projeto para depois iniciar a escavação do túnel de fato.
No caso desta ligação entre as linhas 2 e 4 será construído uma nova passagem subterrânea para pedestre com 90 metros de comprimento em aproximadamente 25 metros abaixo do nível da rua.
A previsão é de receber todos os dias pelo menos 18 mil pessoas e para confirmação destes dados estimados, sensores com contadores serão responsáveis por fazer a soma diária de quantos utilizaram a passagem.
A obra deve ser entregue para a população em 2026, três anos após a intervenção iniciada neste ano.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX: diariodostrilhos@gmail.com