Informação foi comunicada pela concessionária aos seus investidores e corresponde a operação das linhas 5-Lilás e 17-Ouro.
Publicado: 18/09/2023
O Governo do Estado de São Paulo vai pagar a ViaMobilidade R$ 297.891.836,47 referente a um reequilíbrio financeiro do contrato de concessão. O comunicado foi divulgado pelo Grupo CCR aos seus investidores na sexta-feira, 15 de setembro de 2023.
Segundo o informe, este valor faz parte do reconhecimento pela gestão pública da “ocorrência de desequilíbrio econômico-financeiro referente ao contrato de concessão firmado por sua controlada direta Concessionária das Linhas 5 e 17 do Metrô de São Paulo S.A. (“ViaMobilidade – Linhas 5 e 17”), devido às perdas de receita tarifária resultante da redução de demanda de passageiros na Linha 5 – Lilás decorrente da pandemia da Covid-19.”
Durante a pandemia houve uma queda expressiva no número de passageiros devido às medidas restritivas e fechamento das atividades econômicas e culturais.
Por conta disto o valor de quase 300 milhões de reais será pago à concessionária para compensar este prejuízo resultante dessa arrecadação menor com a venda das passagens, em data a ser definida pelo Governo.
O contrato inclui a operação da linha 5-Lilás, mas também do monotrilho da Linha 17-Ouro que sequer foi concluído e entregue para atender à população.
A Linha 5-Lilás liga a região do Capão Redondo na Zona Sul até a Chácara Klabin, integrando com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, além da 9-Esmeralda de trens urbanos.
Leia a seguir o comunicado do Grupo CCR.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX: diariodostrilhos@gmail.com
Mamando na teta do governo, por outro lado as melhoras que nunca veem.
“Que pais é esse?
“, as constantes falhas que o grupo CCR apresenta nas linha 8 e 9 desde a concessão e nenhum reequilíbrio financeiro na forma de punição é cobrado pelo governo de São Paulo, até a bilheteria da concessionária o estado tem que bancar (a CPTM que se vire com a defasagem dos funcionários). É um vergonha o que o estado está fazendo em relação ao transporte público sobre trilho.