diariodostrilhos@gmail.com

Passageiro avista escorpiões na estação de Francisco Morato da Linha 7-Rubi

Neste caso não houve acidente, mas saiba como prevenir qualquer picada por parte do animal.

Publicado: 26/08/2023

Um passageiro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enviou ao site a imagem de um escorpião amarelo e marrom avistado na tarde desta sexta-feira, 25 de agosto de 2023 na área perto do embarque na estação de Francisco Morato da Linha 7-Rubi.

No registro em duas imagens é possível ver que o bicho caminha em direção a pessoa que fotografou, se movendo por um pequeno espaço.

De acordo com o passageiro, ele estava próximo da obra de arte conhecida como Borboleta, mas felizmente não havia atacado ninguém.

Por conta dos perigos que o escorpião representa, informamos a CPTM sobre o ocorrido e rapidamente a empresa retornou através de uma nota dizendo que funcionários foram avisados e localizaram o bicho já sem vida, provavelmente morto por outro passageiro.

Entretanto apesar da estação estar em dia com as ações sanitárias de prevenção de pragas já que a última dedetização foi realizada em 20 de julho, determinou o reforço do processo de higienização e aplicação de produtos para combater insetos e animais peçonhentos, como forma de prevenção.

“A equipe de colaboradores foi informada da presença do bicho na plataforma da Estação Francisco Morato, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM, e constatou que já estava morto, sendo imediatamente removido do local.  Todas as medidas sanitárias e de higiene são tomadas para controle de pragas. O serviço de desinsetização e desratização da estação foi realizado em 20/07/23 e está dentro do prazo de validade. Por medida preventiva, foi solicitado reforço no serviço. Não houve registro de qualquer incidente.”

De acordo com o Instituto Butantan, existem mais de 2 mil espécies de escorpiões catalogadas pelo mundo, com 172 delas encontradas no Brasil.

O animal da imagem registrada em questão é um Tityus stigmurus, mais conhecido como Escorpião do Nordeste e comum de ser encontrado em São Paulo.

Ele se adapta ao ambiente urbano pois consegue sobreviver e se esconder em construções, galerias de esgoto, bueiros e outros locais parecidos, ficando protegido dos seus predadores naturais como aves e com alimento a disposição, principalmente baratas. Isto acaba por acelerar seu processo reprodutivo, resultando no crescimento da espécie nas grandes cidades.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, existem maneiras de prevenir a presença do aracnídeo no ambiente, o que evita também acidentes provocados pela picada, sendo as seguintes:

Medidas Preventivas:
– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;
– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;
– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;
-Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
– Não acumular entulho ou materiais de construção;
– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;
– Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;

Para evitar acidentes:
– Examinar roupas e calçados antes de usá-los;
– Manter cama, sofás, berços afastados da parede;
– Manter lençois, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;
– Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões.

Ainda sim, caso uma pessoa for picada, a orientação é procurar uma unidade de saúde ou hospital o mais rápido possível, levando se possível o escorpião ou fotografando o mesmo, pois desta forma os profissionais da saúde podem identificar a espécie e tratar da forma mais adequada.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: