Categoria protesta contra a privatização das linhas de metrô e a terceirização dos serviços.
Publicado: 11/08/2023
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 10 de agosto de 2023, informando que a categoria vai parar na próxima terça (15) iniciando uma greve contra as privatizações do sistema metroferroviário.
A entidade e trabalhadores lutam para evitar que todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô sejam concedidas para a iniciativa privada, além da possibilidade de aumentar as terceirizações, como a manutenção dos trens do monotrilho, com pregão previsto para 28 de agosto.
Caso os metroviários cruzem os braços, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata não terão atendimento neste dia.
Ainda de acordo com a entidade, recentemente três funcionários do Metrô que atuavam na Linha 15-Prata foram demitidos e apontados pela empresa estatal como responsáveis pela colisão de dois trens do monotrilho.
Outro ponto destacado é um intencional sucateamento do serviço por parte do Governo do Estado para favorecer o lobby de privatizações das linhas ainda não concedidas à iniciativa privada.
No dia 14 haverá uma coletiva de imprensa do Sindicato dos Metroviários e uma assembleia com os trabalhadores para decidir qual medida tomar quanto parar ou não as atividades no dia seguinte.
Veja abaixo o comunicado divulgado.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/