Coletivo avançou a sinalização e foi o responsável pelo acidente, de acordo com a SuperVia.
Publicado: 18/07/2023

Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas em acidente com um trem da SuperVia e um ônibus do transporte público do Rio de Janeiro na madrugada desta terça-feira, 18 de julho de 2023.
Segundo informações da Agência Brasil, a colisão aconteceu por volta das 4h30 no ramal de Japeri quando um ônibus teria avançado o sinal vermelho e se colocado em rota de colisão com o trem.
A concessionária divulgou o vídeo de uma das suas câmeras de monitoramento, onde é possível perceber que o trem buzina quatro vezes antes do acidente, buscando chamar a atenção do motorista do veículo.
Ambulâncias do SAMU e dos Bombeiros forma ao local efetuando o atendimento e transporte para o hospital de 13 vítimas.
Assista abaixo o vídeo da colisão.
Em nota a SuperVia confirmou o acidente, disse que o ônibus foi o culpado ao avançar um sinal vermelho e os trens levam uma distância para efetuar sua parada, por ser uma composição pesada e de grande porte.
Leia a nota a seguir na íntegra:
“Por volta das 4h35 de hoje (18/07), um ônibus avançou um sinal e colidiu com um trem em uma passagem de nível regular (com sinalizador e sinais sonoros e visuais funcionando) nas proximidades da estação Japeri. Por isso, neste momento, apenas a extensão Paracambi está suspensa. De acordo com as primeiras informações, duas pessoas que estavam dentro do coletivo ficaram levemente feridas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para as providências necessárias.
Todas as passagens regulares são sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A SuperVia lembra que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm preferência de passagem em relação aos demais veículos. Buscar sinais de aproximação dos trens é uma conduta prudente e necessária que deve ser adotada por todos ao atravessar a linha férrea.
A concessionária reforça, ainda, que os trens são grandes e pesados e, por isso, não conseguem parar imediatamente após o acionamento da frenagem. A uma velocidade de 80km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente.”
Já a agência reguladora dos transportes no rio, a Agetransp informou ter sido aberto um boletim de ocorrência para investigar as causas.
“A Agetransp abriu boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias de um acidente entre um trem e um ônibus, em uma passagem de nível, em Japeri, no início da manhã desta terça (18). Nossa fiscalização foi para a passagem de nível para fazer um levantamento de local. Meios, sistemas e equipamentos serão analisados pelos técnicos da agência reguladora, como o funcionamento da sinalização luminosa e sonora. Em razão do acidente, a circulação de trens no trecho entre as estações Japeri e Paracambi teve que ser interrompida temporariamente.”
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/