diariodostrilhos@gmail.com

ViaQuatro demite 140 funcionários dos serviços de limpeza segundo sindicato

Motivo seria a contratação de uma empresa terceirizada para este trabalho em estações e trens da concessionária.

Publicado: 17/07/2023

Coincidência ou não, o piso do mesanino da estação Luz na linha 4 estava bem sujo na manhã do domingo (16). Foto: Diário dos Trilhos

A ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela, demitiu todos os 140 funcionários da própria empresa que atuavam no setor de limpeza de trens e estações da companhia.

A informação é do Sindicato dos Metroviários, dizendo que a demissão destas pessoas aconteceu para a concessionária fechar contrato com uma empresa de terceirização de serviços, em teoria barateando os custos pagos com essa tarefa.

Além disso, o sindicato afirma existir outro problema, onde diferente dos trabalhadores que eram diretamente contratados pela ViaQuatro, os terceirizados não são cobertos pela convenção sindical e portanto, não têm direitos ao plano de saúde, VR/VA, PLR, auxílio creche e entre outros benefícios.

Em comunicado divulgado no último sábado (15) pela entidade, foi informado a adoção de medidas jurídicas e políticas para reverter essa demissões.

O site procurou a ViaQuatro, que por meio de nota informou ter realizado um processo responsável da contratação de nova empresa e agradece os serviços prestados pelos trabalhadores demitidos.

“Desde 15 de julho, a empresa GPS passou a ser responsável pelo serviço de higiene das estações da ViaQuatro, após terceirização do serviço. A ViaQuatro passa então a estar alinhada a todas as empresas públicas e privadas do setor metroferroviário do estado de São Paulo. O processo foi conduzido de maneira transparente e cuidadosa junto aos 131 colaboradores envolvidos, que agora passam por avaliação para possível contratação pela nova empresa. A ViaQuatro agradece aos profissionais por suas contribuições e reforça o seu compromisso com a excelência na prestação de serviço aos seus clientes.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.

Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

  1. Anderson Andrade

    mentirosos, desses 140, está a mentira, pois as estações estão menos seguras, não tem mais AAS disponíveis. Pois a grande maioria foi demitidA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: